FACEL VEGA

A marca Facel foi criada por Jean Daninos. Facel Vega ‘Forges et Ateliers de Construction d'Eure et Loire’ (Facel, S.A.), foi o último fabricante francês de carros de luxo, tendo se dedicado anteriormente à fabricação de carrocerias para marcas como Simca, Bentley, Delahaye, Ford e Panhard.

Um lucrativo contrato para fabricar 45.000 Simca, permitiu a Facel introduzir no mercado um carro próprio, e começou a produção de carros completos em 1954 utilizando motores Chrysler V8 de 4.5 litros, que mais tarde, em 1959, foram de 5.8 e 6.3 litros.

A primeira fábrica estava localizada em Dreux, perto de Paris, e posteriormente, antes da 2ª Guerra abriu outra em Amboise. Em 1957, a Facel apresentou seu modelo ‘Excellence’.

Em 1960, a Facel entrou no mercado dos carros esportivos com o ‘Facellia’, um pequeno carro com linhas parecidas ao do então popular Mercedes-Benz 190 SL. Os ‘Facellia’ foram apresentados em três estilos de carroceria: cabriolet, 2+2 coupe e coupe de 4 lugares. Os três utilizavam a mesma mecânica e uma distância entre-eixos significativa. Com a ideia de criar um carro esportivo totalmente francês que competisse com os Alfa Romeo, a Facel não utilizou seus típicos motores americanos no ‘Facellia’ e equipou o modelo com um motor de 4 cilindros e 1.6 litros DOHC fabricado na França por Paul Cavalier de Pont-à-Mousson.

Este motor resultou desastroso e pouco confiável, o que causou uma grande consternação entre os clientes da Facel, e foi a principal causa responsável do fracasso final da Facel Vega.

Em 1962 esse motor de 1.6 litros foi substituído pelo motor do Volvo P1800, mas já era muito tarde para restaurar a confiança de seus clientes. A produção do ‘Facellia’ cessou em 1963 tendo produzido somente 1.100 unidades.

A última evolução chegou em 1962 com el Facel II, mais leve, de linhas mais lisas e modernas, e ainda mais rápido.

O Facel 6, que utilizava o motor de 2.8 litros do Austin Healey, chegou muito tarde para salvar a empresa, e tão somente foram fabricadas 30 unidades quando interviu o Governo Francês. A Facel deixou de fabricar automóveis em 1964.

Personagens importantes como Pablo Picasso, Ringo Star, Ava Gardner, Maurice Trintignant, Tony Curtis, Danny Kaye, Rob Walker, Joan Fontaine, o sultão do Marrocos, o presidente do México e vários príncipes sauditas, entre outros, tiveram um Facel Vega.

Carros Relacionados