2017 - BMW i INSIDE FUTURE CONCEPT

Trata-se de uma das principais novidades que a BMW revelou na CES 2017. O novo BMW i Inside Future Concept, uma interessante e radical interpretação sobre como deve ser o carro do futuro para atender as necessidades e demandas tanto do condutor como dos outros passageiros. Com esse novo concept, o fabricante alemão busca dar uma resposta a algumas perguntas que aparecem quando se imagina como devem ser os veículos que circularão pelas ruas e estradas no próximo século.

Atualmente, quando se fala das tecnologias e capacidades que deverá ter qualquer veículo que chegue ao mercado ao longo da próxima década, há dois conceitos claros: conectividade e condução autônoma. São dois dos principais pilares sobre os quais se sustenta a maior quantidade dos investimentos em P+D que estão sendo realizados pelos fabricantes mais importantes.

É por isso que no futuro, se espera que a demanda por usufruir de um ambiente conectado se eleve a um novo nível. O novo BMW i Inside Future Concept aprofunda nesse conceito. Apesar de sua imagem exterior não se caracterizar por transmitir um projeto racional, o que realmente é importante no BMW i Inside Future reside em seu interior. Um habitáculo que apresenta um desenho influenciado pelo desejo de controlar um número crescente de funções de forma fácil, segura e intuitiva.

A grande quantidade de funções de condução autônoma e sistemas de infotainment inteligentes farão do BMW do futuro o perfeito escritório móvel. Seu habitáculo apresenta uma composição separada por ‘zonas’ para que cada passageiro (incluindo o condutor) possa desfrutar da viagem da maneira que lhe dê prazer.

Entre as diversas novidades e elementos com os quais foi equipado o novo BMW i Inside Future Concept, surge o sistema BMW HoloActive Touch, que permite manejar a tela mediante gestos, aquilo que encontramos hoje, mas em um diferente nível, nos atuais BMW Série 5 e BMW Série 7. A interface entre veículo-condutor inclui uma tela tipo flutuante junto ao volante e um sistema táctil mediante ultrassons para que não seja necessário ter um contato físico com a própria tela para manejá-la.

Outra das ideias que será mostrada pelo BMW i Inside Future, é que estaremos em um ambiente onde smartphones, tablets e o próprio veículo estarão conectados para garantir uma experiência digital e móvel. Também se buscou criar um entorno que transmita exclusividade e qualidade, graças à utilização de materiais de primeiro nível.

No futuro, e de acordo com a BMW, o ocupante sentado no lugar da condução será o único que poderá escolher entre condução manual ou autônoma. O sistema de navegação junto a outras tecnologias analisará a rota mais adequada, e uma vez que o veículo se encontre em um trecho de estrada apto para isso, o condutor poderá ativar a função de condução autônoma, podendo recuperar o controle do carro quando desejar.

Um elemento muito chamativo do interior do BMW i Inside Future Concept é a tela perfeitamente integrada no painel. Outra das novidades que a BMW apresenta pela primeira vez através desse estudo, é um programa de áudio personalizável que permitirá a cada passageiro escutar somente o som emitido pelo apoio de cabeça do seu banco.

Por outro lado, quando as telas não estiverem mostrando nenhum tipo de informação ou reproduzindo conteúdos, serão usadas para aumentar ou diminuir a iluminação ambiental do interior. Também poderão reproduzir diferentes tipos de efeitos luminosos.

BMW i INSIDE FUTURE CONCEPT