2018 - BMW M5 SERIES SEDAN

Após inúmeras antecipações oferecidas pela própria BMW, acaba de ser apresentado oficialmente o BMW M5 2018. A sexta geração do sedan de alto desempenho se apresenta com uma imagem imponente, pois se trata de um dos modelos de rua mais avançados, dinâmicos e potentes já criados pela BMW M.

Domagoj Dukec, VP de Design da BMW i e BMW M, descreve o novo M5 como um sedan executivo com componentes de alto rendimento. Esteticamente segue a esteira dos últimos lançamentos da divisão esportiva do fabricante alemão. Incorpora inúmeros elementos com os quais se diferencia do BMW Série 5 convencional que podemos encontrar atualmente nos concessionários.

Estreia um para-choque dianteiro com entradas de ar de maior tamanho assim como painéis laterais dianteiros com as características brânquias M. Por outro lado, o capô dispõe de linhas muito precisas esculpidas até o para-brisa. O teto do BMW M5 2018 é fabricado em um plástico leve, de alta resistência e reforçado com fibra de carbono (CFRP). Se dermos uma olhada em seu perfil lateral, as novas saias laterais e as rodas de liga leve de 19 polegadas (opcionalmente disponíveis em 20 polegadas) mostram-se realmente interessantes.

As rodas calçam pneus 275/40 R19 na parte dianteira e 285/40 R19 na parte traseira, mostrando os freios BMW M Compound de série com as pinças na cor azul. Concluindo a parte exterior, na traseira se destacam o aspecto do difusor traseiro redesenhado e o aerofólio M. Outros detalhes interessantes do modelo são os espelhos retrovisores M e a entrada de ar central de forma hexagonal situada na parte dianteira.

Em relação ao habitáculo, chama a atenção o interior que também foi redesenhado para estar centrado diretamente no condutor. Conta com espaço para até quatro passageiros, acabamentos de primeira qualidade e espaço próprio de um sedan executivo. Tudo isso sem renunciar os traços próprios de um veículo esportivo. Buscou-se combinar o melhor de ambos os mundos.

Outra das principais virtudes do BMW M5 2018 será o seu completo equipamento. Conta com um quadro de instrumentos digital e um Head-Up Display, ambos específicos para esse modelo BMW M. A isso se soma um volante esportivo M, a tela táctil central para reproduzir o sistema de infotainment da marca e que oferece a possibilidade de ser controlado por gestos, estofamento de couro Merino, bancos esportivos M com ajuste elétrico e aquecidos, além de todos os sistemas de assistência à condução que podem ser encontrados no Série 5.

O novo BMW M5 pode ser configurado em uma grande variedade de cores, entre as quais o tom ‘Marina Bay Blue’ metalizado mostrado nas imagens. Os acabamentos foscos como o ‘Frozen Dark Silver’ e o ‘Frozen Arctic Grey’ podem ser solicitados de forma opcional.

Debaixo do capô do BMW M5 se esconde um motor V8 M TwinPower Turbo de 4.4 litros com 600 cv e 750 Nm de torque máximo, que surge acoplado a uma transmissão automática M Steptronic de oito velocidades e um sistema de tração M xDrive que oferece ao condutor a possibilidade de optar entre três configurações: 4WD, 4WD Sport e 2WD. E junto a isso estão disponíveis também os modos DSC: DSC on, MDM e DSC off.

Graças a essa mecânica, o BMW M5 será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h. No entanto, se for configurado o pacote opcional M Driver é possível elevar a velocidade máxima até os 305 km/h.

O novo BMW M5 iniciará sua comercialização a partir do primeiro semestre de 2018. Entretanto, em apenas algumas semanas, será apresentado ao público durante o Salão de Frankfurt 2017.