2015 - HONDA ACCORD

Um projeto que une alta tecnologia, ótimo desempenho e nível máximo no quesito refinamento: esse é o Honda Accord. Importado dos Estados Unidos, o sedã de luxo está em sua nona geração e apresenta um estilo que encontra o perfeito equilíbrio entre o esportivo e o sofisticado.

Com engenharia diferenciada, componentes eletrônicos e itens de segurança que combinam com a credibilidade já consagrada do modelo, o Accord está disponível em duas versões: EX L4 2.4, com motor 4 cilindros em linha DOHC i-VTEC de 16 válvulas, e EX V6 3.5, com motor 6 cilindros em V SOHC i-VTEC de 24 válvulas. Um dos grandes destaques dessa geração é a tecnologia inovadora utilizada na produção de seu subchassi, que consiste na junção de aço e alumínio, proporcionando uma estrutura mais segura em caso de colisão frontal. Outro ponto de destaque é a suspensão dianteira MacPherson com coxim ativo, que melhora a estabilidade, além de reduzir o ruído e a vibração interna.

O estilo aerodinâmico do Honda Accord é o mais sofisticado da linha e sua carroceria é composta por 55% de aço de alta resistência. O design do sedã é elegante e ousado ao mesmo tempo, complementado pelas rodas de liga leve aro 16” para a versão L4 e aro 17” para a V6, que também traz as duas ponteiras de escapamento cromadas.

No interior, o revestimento em couro oferece aos ocupantes um alto padrão de refinamento, aliando conforto a uma impressionante gama de tecnologia. Os bancos dianteiros trazem ajustes elétricos e o ar-condicionado possui controle de temperatura automático dual zone. O modelo acomoda confortavelmente cinco passageiros e o porta-malas tem capacidade para 461 litros.

Tecnologia de ponta

O modelo traz de série vários itens desejados pelos consumidores, como as lanternas traseiras com LEDs e central multimídia inteligente (i-MID), que inclui tela full color de 8 polegadas, câmera de ré multivisão (traseira, angular e de cima para baixo), viva-voz HFT (Hands-FreeTelephone) Bluetooth e sistema de áudio com entradas USB e para iPhone/iPod.

O Accord conta com assistente de subida em ladeiras HSA (Hill Start Assist), sensores de estacionamento traseiros, para-brisas acústicos e acendimento automático de faróis, além do sistema ECON, para uma condução mais econômica. Quando o dispositivo é ativado, diversos sistemas do veículo têm o funcionamento alterado para privilegiar o baixo consumo de combustível.

A versão top de linha V6 possui, ainda, iluminação de LED nos faróis dianteiros, sistema inteligente de abertura das portas por aproximação (Smart Entry) e acionamento da ignição sem chave, além do exclusivo dispositivo Honda Lane Watch. Esta tecnologia monitora o ponto cego por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor externo do passageiro e mostra as imagens no display i-MID, possibilitando uma melhor visão da faixa de rodagem que fica ao lado direito do veículo.

Motorização

O Honda Accord está disponível com duas opções de motorização, combinando alta eficiência, baixo consumo e respeito ao meio ambiente: 2,4 litros de 4 cilindros em linha DOHC i-VTEC, 16 válvulas de 175 cv; e 3,5 litros V6 SOHC i-VTEC, 24 válvulas de 280 cv. O sistema i-VTEC é projetado para oferecer um excelente desempenho em qualquer rotação e, com o VCM (Administração de Cilindro Variável), a aceleração atinge a máxima eficiência com economia de combustível.

A versão L4 é acoplada a uma transmissão automática de cinco velocidades, enquanto a versão V6 oferece caixa automática de seis marchas. Na versão EX V6, o grande destaque é a tecnologia de VCM. Este sistema pode ativar e desativar cilindros do motor, conforme a necessidade, para atender às demandas de potência e economia de combustível. Quando o torque máximo é necessário, todos os cilindros entram em funcionamento. Durante boa parte da condução urbana em velocidades mais baixas, o VCM permite que o Accord V6 seja operado com apenas três cilindros. O modelo vem equipado com tanque de combustível com capacidade para 65 litros.

Segurança

Oferecer a maior gama de funcionalidades de segurança ativa e passiva da história da Honda, esse é um dos objetivos do Accord. O veículo traz de série freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD e VSA (Vehicle Stability Assist) com controle de tração.

Além disso, o uso de aço mais resistente na estrutura do carro melhora a proteção aos ocupantes em caso de acidentes em colisões frontais. Os itens de segurança também incluem seis airbags para ambas as versões, sendo frontais de duplo estágio, laterais e de cortina para motorista e passageiro da frente. O sistema do airbag lateral acrescenta o Smart Vent, que reduz o risco de força excessiva de abertura das bolsas.

Chassi

A conhecida estrutura ACE apresenta como benefícios a redução de peso e, ao mesmo tempo, o aumento de resistência e dissipação de energia em caso de colisão. Isso é possível devido a uma maior quantidade de aço de alta resistência e do uso de tecnologia de última geração na estamparia e conformação a quente, que multiplica a resistência da chapa de aço para composição da estrutura da carroceria do veículo. Esse processo é conhecido como Hot Stamp.

A tecnologia de suspensão do Accord é a mais avançada de toda a trajetória do modelo. Na dianteira, o sistema MacPherson torna o sedã silencioso e ágil em trecho urbano e mais suave na estrada. A subestrutura frontal de alumínio e aço reduz o peso e, em conjunto com a suspensão traseira Multi-Link independente e a aerodinâmica cuidadosamente projetada da carroceria, proporciona redução ainda maior de ruído interno e vibração.

Outra novidade é a inclusão do sistema MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering – Direção Elétrica Adaptável ao Movimento), que atua em conjunto com a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), deixando o volante mais rígido, caso o motorista tente movimentá-lo de forma que possa provocar instabilidade. O resultado é a redução do esforço na direção e do consumo de combustível, com melhor precisão e sensação de controle.

Linha de acessórios

O Honda Accord conta com uma linha exclusiva de acessórios, criada para personalizar e oferecer ainda mais comodidade e sofisticação ao modelo. Protetores de para-choque com acabamento cromado e friso de portas colaboram para evitar pequenos arranhões. Os itens externos são complementados pelo defletor de chuva com design exclusivo e pelas porcas antifurto para as rodas.

Entre os acessórios internos, destaque para a personalização com versatilidade, como o tapete e bandeja de porta-malas de borracha. Para quem deseja um toque a mais de exclusividade, ainda estão disponíveis dois modelos de soleiras de portas e iluminação interna.

O Accord tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem e está à venda na rede de concessionárias Honda pelo preço público sugerido de R$ 119.900, na versão L4, e R$ 147.900, para a V6. As cores da linha são Branco Pérola, Prata Global Metálico e Preto Cristal Perolizado.