2018 - JEEP GRAND CHEROKEE CARABINIERI ITALIA

O Grupo FCA já está há muito tempo ligado às forças e corpos de segurança do estado italiano. A relação nasceu depois da Segunda Guerra Mundial, quando todos os veículos de patrulha eram Alfa Romeo. Desde então, foram vários os modelos que se uniram às autoridades, e entre eles destacam-se alguns concebidos para a condução off-road e assinados pela Jeep.

O fabricante americano colocou à disposição dos Carabinieri durante esse tempo uma série de exemplares dos modelos Renegade e Wrangler, que acabam de receber um reforço com a chegada de um novo integrante à frota, um irmão maior que estará disposto a combater o crime, especialmente na unidade antiterrorista. Trata-se do Jeep Grand Cherokee.

Na verdade, serão 19 exemplares que serão colocados à disposição da polícia italiana. Todos eles contam com um equipamento especial e uma série de elementos próprios dos carros patrulha. Como devem ser um exemplo de segurança, os Grand Cherokee utilizam uma blindagem que se estende pelo para-brisas, vidros laterais e traseiro, pneus e carroceria, além da presença de uma suspensão que foi reforçada para melhorar as capacidades do SUV.

Esses modelos especiais contam com novas luzes intermitentes em LED azuis na tampa traseira e colocadas nos lados da placa de matrícula. No interior, estão equipados com sistemas tecnológicos avançados que são utilizados pelos Carabinieri, como o sistema Odino, que se conecta em tempo real às bases de dados conjuntas da polícia italiana, assim como as autoridades de registro de veículos. O sistema é executado em um tablet Android de 7.0 polegadas e se coloca convenientemente sobre uma estrutura deslizante no painel.

Em relação à parte mecânica, esse Jeep Grand Cherokee da polícia italiana é impulsionado por um motor turbo diesel V6 Multijet de 3.0 litros e uma potência de 190 cv. Esse bloco surge acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades com conversor de torque e a um sistema de tração nas quatro rodas. 

O primeiro exemplar da frota de 19 veículos foi entregue aos Carabinieri italianos há alguns dias em Roma. Para o final deste ano, toda a frota de Grand Cherokee estará em serviço ativo na Itália, reforçando a associação histórica entre o Grupo FCA e os Carabinieri. 

JEEP GRAND CHEROKEE CARABINIERI ITALIA