2005 - JEEP WRANGLER UNLIMITED SRT-10

Esse Jeep Wrangler Unlimited de 2005 é o sonho de qualquer aficionado da marca, não só pelas radicais modificações de chassi que podem ser apreciadas a partir do exterior, mas também porque debaixo do capô se esconde um motor de dez cilindros do Dodge Viper, o V10 de 8.3 litros que equipava a segunda geração do esportivo americano.

Esse bólido conta com pouco mais de 500 cv e por volta de 712 Nm de torque, já que a segunda geração do Viper contava com diferentes especificações para as versões Coupe e Roadster, embora as diferenças fossem mínimas, sendo 507 cv para o Roadster e 517 cv para o Coupe. O motor de maior tamanho que a Jeep já montou em um Wrangler foi um seis cilindros de 4.2 litros (geração YJ). Até hoje o modelo nunca contou com uma opção de motor V8.

Para poder acomodar o enorme motor de 8.3 litros, os responsáveis por essa transformação em primeiro lugar despojaram o Wrangler de todos os seus elementos mecânicos e de chassi. A grande maioria dos novos elementos curiosamente não pertence ao catálogo da Mopar, já que procedem de inúmeras empresas.

Podemos encontrar vários componentes de origem Ford, como é o caso dos eixos Dana, assim como alguns criados especificamente para essa versão, como a caixa de transferência. O motor está associado a uma transmissão automática 48RE e curiosamente do Viper mantém os enormes discos de freios.

No exterior surpreende que não tenha sido radicalizado ainda mais, sendo que somente as enormes rodas delatam o poderio desse 4x4, mas ainda assim, não deixa de ser muito parecido a outras modificações off-road extremas do Wrangler. Só o emblema SRT-10 na traseira dá uma pista do que pode ser encontrado se o capô dianteiro for levantado, de resto, o desenho da carroceria pouco muda em relação ao Wrangler convencional.

Este exemplar conta com pouco mais de 22.000 milhas, cerca de 35.500 quilômetros de uso, portanto, provavelmente seu proprietário anterior parece ter se divertido o suficiente com ele. Se encontra à venda no eBay por 52.000 dólares, um preço consideravelmente mais elevado que o de um Wrangler com mais de 10 anos. Na verdade, é mais caro que alguns Viper SRT-10 da época nos Estados Unidos, mas tendo em conta que é o único Wrangler conhecido com um motor de dez cilindros, certamente aparecerão compradores interessados.

JEEP WRANGLER UNLIMITED SRT-10