1957 - MASERATI 300 S ROADSTER

Muitos o consideram o melhor piloto de todos os tempos e sua história é admirável. Juan Manuel Fangio obteve cinco campeonatos mundiais de Fórmula 1 e dois vice-campeonatos, ocupando a pole em 29 ocasiões. Além disso, o piloto argentino ganhou 24 grandes prêmios e dois deles foram conseguidos com este Maserati 300S que agora será leiloado.

Trata-se de um carro com o qual Fangio conseguiu vencer o Grande Prêmio de Portugal e o Grande Prêmio do Brasil. O Maserati 300S contava com um motor de seis cilindros em linha e 3.0 litros de cilindrada que desenvolvia mais de 250 cv de potência, derivado do motor que era utilizado anteriormente no Maserati 250S.

Enquanto o motor era menor que o de seus rivais, algumas das soluções técnicas implementadas por Vittorio Bellentani como seus três carburadores Weber, em combinação com o baixo peso de sua carroceria de alumínio, lhe permitia conseguir uma vantagem em relação aos demais.

Stirling Moss colocou o Maserati 300S entre seus favoritos de todos os tempos e considerava que era um dos carros de corridas mais equilibrados. Com esse carro Moss ganhou o Grande Prêmio de Buenos Aires e también em Nürburgring Nordschleife.

Esse Maserati 300S das imagens será leiloado em Pebble Beach no próximo mês e considerando que passou pelas mãos de dois lendários pilotos como Fangio e Moss, não será surpresa se alcançar um valor recorde para sua categoria.