2015 - RENAULT COUPE CORBUSIER CONCEPT

Hoje faz 50 anos que o mundo perdeu Le Corbusier, um conhecido arquiteto suíço que foi uma das grandes figuras da arquitetura no século XX. A Renault quis prestar uma homenagem a este ilustre personagem e a seu trabalho, apresentando o Renault Coupe Corbusier Concept. O protótipo é inspirado na cultura francesa da década de 30, considerada como a idade de ouro do automóvel.

A Renault deixou claro que o veículo não chegará à produção, tratando-se apenas de um exercício de design. Seria o automóvel do século XXI de acordo com os princípios e teorias modernistas do arquiteto. As ideias que quiseram transmitir com o Coupe Corbusier Concept são “a simplicidade, uma estrutura visualmente agradável, a elegância geométrica e o domínio da luz”.

O resultado é um veículo com uma carroceria coupe bem afilada, com um capô de grandes dimensões que ocupa grande parte do comprimento total do protótipo. Segue um estilo ‘Art Deco’, com uma grade ovalada e cromada, ladeada por faróis alongados com tecnologia LED. O interior tem capacidade para quatro passageiros e se encontra em uma posição retraída.

Como foi tirado o espaço do porta-malas, habilitaram uns espaços nas laterais ao lado das rodas que permitem guardar objetos. A traseira mostra lanternas LED alongadas que se unem no centro. Todo o teto é de vidro, aumentando a luminosidade e as portas suicidas se abrem para cima. Do motor não foram dados detalhes por enquanto.

O Renault Coupe Corbusier Concept será exibido a partir de hoje até o dia 20 de março de 2016 na Villa Savoye, uma das criações modernistas de Le Corbusier mais conhecidas. Ficará na exposição “Carros para a vida: o automóvel e o modernismo nos séculos XX e XXI” que foi organizada pelo ‘Centre des Monuments Nationaux’.