1995 - RENAULT ESPACE F1 CONCEPT

Há 20 anos a Renault surpreendia a todos com um desenvolvimento baseado no Espace, equipado com um motor tomado da Fórmula 1. Tratava-se do Renault Espace F1 Concept, um pequeno bólido com 800 cv de potência, com o motor colocado em posição central traseira.

O Renault Espace era um monovolume do Segmento D que a marca francesa estreou no ano de 1984. Em sua segunda geração e justamente quando celebrava seu décimo aniversário, a Matra criou esta edição especial que ao mesmo tempo celebrava também o retorno da Renault à Fórmula 1.

Apesar de que exteriormente surgia como um Espace, na realidade debaixo de sua pele compartilhava mais componentes com um Fórmula 1 do que com o modelo de produção. O chassi era de fibra de carbono e sua carroceria também era reforçada com fibra de carbono. Seu motor era um Renault V10 RS5 de 3.5 litros 40V, derivado do utilizado no Williams-Renault FW15C do ano de 1993, mas regulado especialmente para desenvolver 800 cv.

A potência era transmitida para as rodas traseiras através de uma transmissão semi-automática de 6 velocidades derivada do Williams FW15C . O conjunto mecânico lhe permitia acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, de 0 a 200 km/h em 6,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 312 km/h.

Foi fabricada somente uma unidade do Renault Espace F1 Concept, que pode ser visto no vídeo abaixo.