2018 - RENAULT EZ-GO CONCEPT

A Renault revelou o EZ-GO Concept no Salão de Genebra 2018 e assim como mostravam os seus primeiros teasers, mais que um simples veículo conceitual, trata-se da materialização de toda uma plataforma de mobilidade. A visão da marca daquilo que será o transporte compartilhado do futuro.

A nível básico o EZ-GO é um veículo elétrico e totalmente autônomo, mas perde as características fundamentais de qualquer automóvel para tornar-se uma cápsula de transporte. Não conta com um habitáculo como tal, já que é totalmente minimalista e conta com bancos em seu contorno interior, deixando livre o espaço central que foi pensado para pessoas de mobilidade reduzida.

Dessa maneira e embora conte com o perfil exterior de um veículo convencional, o EZ-GO é realmente a materialização da visão da Renault de uma plataforma de transporte compartilhado ou ‘carsharing’.

O EZ-GO conta com um motor elétrico nas rodas traseiras, mas é desprovido dos comandos habituais, por isso que da mesma maneira que não são encontrados os habituais bancos, não existem comandos de nenhum tipo. O sistema de entrada é muito engenhoso, uma vez que o para-brisa e o teto se abrem verticalmente em uma só peça para permitir o acesso de cadeiras de rodas através de uma rampa retrátil.

Conta com suspensão adaptativa, direção nas quatro rodas e sistema de recarga por indução. Todo seu contorno é envidraçado, apesar de seu considerável tamanho, já que mede 5.2 metros de comprimento por 2.2 metros de largura. Embora seu delicado perfil esconda muito bem suas dimensões reais, nas imagens não parece grande como realmente é.

Não esperamos ver o EZ-GO, nem nada parecido, em breve nas estradas, mas podemos esperar que esse tipo de solução seja implementada lentamente em um futuro não muito distante.