2016 - RENAULT MÉGANE

A nova geração do modelo francês será revelada na próxima semana no Salão de Frankfurt. Será mais baixo, mais largo e terá maior distância entre eixos em relação ao seu antecessor.

A Renault revelou os primeiros detalhes do novo Mégane. O hatchback surge 25 mm mais baixo e tem uma distância entre eixos 28 mm superior. Isto significa que os ocupantes dos lugares traseiros se beneficiarão de mais espaço. O modelo terá cerca de 4.400 mm de comprimento.

Esteticamente o novo Mégane incorpora elementos já vistos nos novos modelos Talisman e Espace. Fabricado com base na nova plataforma CMF da aliança Renault Nissan - a mesma utilizada no Kadjar e no Qashqai -, o novo modelo será mais upmarket, mostrando maior qualidade dos materiais, ergonomia e estilo do interior, sendo que grande parte dos comandos foram transferidos para uma tela sensível ao toque multifunções, com versões de 7 e 9 polegadas, já disponível no Espace.

O Mégane terá uma versão GT já a partir do seu lançamento, previsto para o início de 2016. Esta versão esportiva surge com rodas Renault Sport de 18 polegadas, uma nova cor Iron Blue, um para-choque dianteiro diferenciado, com entradas de ar mais pronunciadas e uma grade com padrão favos de mel. Destaque ainda para o logotipo RS, detalhes em Dark Metal na dianteira e nas capas dos espelhos, além da ponteira de escape cromada com duas saídas e um difusor.

As opções de motores a gasolina deverão incluir um bloco 0.9 TCe com 90 cv e 135 Nm de torque com transmissão manual de seis velocidades, um 1.2 TCe com 130 cv e 205 Nm com transmissão manual ou EDC de dupla embreagem de seis velocidades, um 1.6 TCe com 150 cv e transmissão manual, um 1.6 TCe com 200 cv e 260 Nm com transmissão EDC7 para o Mégane GT e um 1.8 TCe com 280 cv para o Mégane RS.

Para as opções equipadas com motorização diesel, a oferta é composta por um 1.5 dCi com 95 cv e 245 Nm e transmissão manual de seis velocidades, um 1.5 dCi com 110 cv e 260 Nm e transmissão manual de seis velocidades, um 1.6 dCi com 130 cv e 320 Nm com transmissão manual de 6 relações e um 1.6 dCi com 160 cv e 380 Nm, também com transmissão manual de seis velocidades.

A versão perua do Mégane deverá ser mostrada ainda este ano. Por enquanto não foi confirmado se a versão coupe continuará a fazer parte da linha.