2014 - RENAULT SANDERO TECH RUN

O modelo mais vendido pela Renault no Brasil está ganhando uma série limitada. É o Sandero Tech Run, que chega ao mercado nacional com detalhes estéticos diferenciados, mais itens de conforto e segurança, além do sistema de navegação Media NAV integrado ao painel.

O Sandero Tech Run é baseado na versão Expression com motor 1.0 16V Hi-Flex – 77 cv (etanol) e 76 cv (gasolina) de potência máxima 10,1 kgfm (etanol) e 9,9 kgfm (gasolina) de torque – e atende principalmente os consumidores que querem um hatch espaçoso e confiável e que valorizam equipamentos e tecnologia embarcada.

As mudanças estéticas desta nova série limitada ficaram a cargo da equipe do Renault Design América Latina (RDAL), em São Paulo, o primeiro centro de criação e estilo da marca no continente americano.

O visual jovial e moderno do Sandero Tech Run é reforçado pelas rodas de alumínio aro 15’’ e retrovisores e puxadores de porta na cor cinza inox. A ponteira de escapamento cromada dá um toque de esportividade ao veículo, assim como o adesivo preto na coluna “B”. A série limitada traz também a identificação “Tech Run” na parte superior das portas dianteiras, logo abaixo dos retrovisores.

Internamente, também há novidades. O azul está presente nas laterais dos bancos e nos cintos de segurança. Já o volante apresenta detalhe cromado em um dos três raios e também uma placa em um dos raios com a serigrafia do nome da série limitada.

O Sandero Tech Run está disponível em quatro diferentes cores: Prata Etoile, Vermelho Vivo, Preto Nacré e Branco Glacier.


TECNOLOGIA A BORDO

O sistema Media NAV que equipa o Sandero Tech Run oferece uma tela sensível ao toque (touch screen) de 7 polegadas, integrada ao painel do veículo. Com display colorido, os menus são de fácil identificação e, em poucos toques, o motorista tem acesso a úteis tecnologias, graças a um sistema intuitivo.

Na função rádio, por exemplo, o equipamento exibe as estações por frequência, com opção de memorização de até 12 emissoras. As músicas podem ser executadas por meio do celular (viaBluetooth) ou por fonte auxiliar (via USB).

Falar ao celular também é possível. Por meio do Bluetooth, pode-se discar para os contatos, ter acesso ao histórico de chamadas e deixar os números registrados no sistema, tudo com visualização pelodisplay. A transmissão de voz é feita pelos alto-falantes do veículo, o que oferece segurança ao motorista que precisa utilizar o celular enquanto dirige.

Outra função do equipamento é a de GPS. Para permitir que o motorista chegue ao seu destino sem ter problemas com o caminho, o sistema de navegação tem uma fácil programação de destinos e vasta lista de pontos de interesse. É possível programar e salvar a rota, enquanto o mapa é mostrado na tela. A hora programada para chegada ao destino, a distância a percorrer, a velocidade média e outras informações importantes também são passadas ao condutor.

O Media NAV do Sandero Tech Run tem comandos satélites na coluna de direção e possibilita que o motorista manuseie as funções mais úteis como, trocar de música, atender e terminar chamadas, trocar estações do rádio sem tirar as mãos do volante.


MAIS ITENS DE SÉRIE

A ampla lista de equipamentos de série reforça a relação custo/benefício da série especial, que chega a mercado brasileiro por R$ 37.400. O modelo sai de fábrica com os itens mais valorizados pelos consumidores brasileiros, como ar-condicionado, direção hidráulica com ajuste de altura, vidros elétricos dianteiros, além de freios com sistema ABS e airbags para motorista e passageiro.

Completam a lista de conveniência travas elétricas nas quatro portas com sistema de travamento automático, computador de bordo, faróis de neblina, quatro alto-falantes e comando satélite na coluna de direção, que permite ao motorista controlar o sistema de som sem tirar as mãos do volante.


GARANTIA DE 3 ANOS

A exemplo do que ocorre com toda a linha de passeio da Renault no Brasil, a série limitada Sandero Tech Run também é comercializada com garantia total de fábrica de 36 meses ou 100.000 quilômetros (o que ocorrer primeiro). Este benefício foi possível devido a sua característica de construção, marcada pela simplicidade aliada à durabilidade e à facilidade de manutenção.

Com revisões programadas em intervalos de 10.000 quilômetros, manter o Sandero Tech Run vai custar ao proprietário menos de R$ 1,00 por dia, ao longo dos três anos de garantia original. O valor é obtido a partir da divisão do custo total do programa de manutenção prevista pela fábrica pelo número de dias que formam os três anos, com base no fato de que o motorista brasileiro roda em média 45 mil quilômetros em três anos com seus automóveis.


CAMPEÃO DE VENDAS

Comercializado em dezenas de países do mundo, o Sandero é fabricado no complexo Industrial Ayrton Senna, no Paraná. O modelo foi lançado no Brasil em 2007 e rapidamente tornou-se um sucesso comercial, atingindo o posto de carro mais vendido da Renault no mercado brasileiro, graças principalmente a suas principais características em relação aos concorrentes: amplo espaço interno para passageiros e bagagem; robustez mecânica e moderno design.

O Sandero está entre os dez carros mais vendidos do país. Em agosto, o modelo registrou 10.034 unidades emplacadas, garantindo o oitavo lugar no ranking de vendas nacional.