17/10/2020 - ALFA ROMEO GIULIA GT DA DÉCADA DE 70 RESCUSSITADO COMO UM ELÉTRICO PELAS MÃOS DA TOTEM AUTOMOBILI

Com a revolução dos carros elétricos, junto está chegando também uma recuperação dos retros, como já demonstram alguns modelos que já estão no mercado ou outros que chegarão em breve. Esta fórmula também é perfeita para ressuscitar um ou outro clássico de sua aposentadoria para que volte a aparecer nas ruas com esta técnica cada vez mais usada do restomod. Um bom exemplo disso é a Totem Automobili, uma empresa italiana que já tem pronto um clássico Alfa Romeo Giulia GT 100% elétrico.

A intenção da Totem Automobili era originalmente apresentar este Alfa Romeo Giulia GT Electric no Goodwood Festival of Speed 2020, mas as circunstâncias devido à pandemia do coronavírus e o adiamento inicial do evento, atrasaram um pouco as coisas. Agora a empresa divulgou uma série de imagens onde podemos apreciar o modelo terminado, com uma estética das mais atraentes.

Esta reinterpretação do icônico Alfa Romeo Giulia dos anos 70 conta com um powertrain totalmente elétrico com incríveis 525 cv e 940 Nm de torque máximo. Suficiente para oferecer uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos, situando-se no nível de verdadeiros superesportivos. Este motor elétrico é alimentado por um pacote de baterias de 50.4 kWh com refrigeração líquida e com um peso de somente 350 kg, que segundo a empresa, é um dos mais leves e seguros de sua classe. Com esta capacidade se consegue, de acordo com a Totem, cerca de 320 km de autonomia “a um ritmo padrão” e também com a vantagem de contar com carga rápida.

Além disso, para terminar de arredondar o conjunto, a Totem instalou uma suspensão Bilstein ajustável do tipo McPherson na parte dianteira e uma multibraço na traseira de série, embora de forma opcional se poderá optar por uma suspensão controlada de forma eletrônica e inclusive uma pneumática.

Toda essa revolução interior é acompanhada de um aspecto exterior que mantém o mesmo estilo clássico e genuinamente italiano do modelo original, embora com certas mudanças. Para começar, agora a carroceria é de fibra de carbono com o objetivo de conter ainda mais o peso final do veículo, enquanto que os faróis agora contam com tecnologia LED e prestam homenagem aos modelos 1750 e 2000, enquanto que na parte traseira foram substituídas as lanternas de aspecto retangular do modelo original por outras redondas com tecnologia LED.

Realmente as possibilidades para personalizar cada modelo a gosto do cliente são muito variadas e afetam inclusive a mesma posição de condução para que cada condutor, independentemente de suas medidas, encontre a sua. Além disso, o habitáculo estará à altura com uma combinação de luxo italiano e alta tecnologia, que incluirá um estofamento em couro Nappa costurado à mão. Conta com um sistema infotainment de estilo vintage com uma tela de 3.5 polegadas, para não destoar do aspecto clássico do habitáculo.

Com tudo isso não é difícil imaginar que este ressuscitado Giulia não será especialmente barato, embora a Totem Automobili ainda não tenha dado detalhes sobre seu preço final nem o número de unidades que pretende construir.

Confira as Fotos