09/05/2020 - ALFA ROMEO GIULIA QUADRIFOGLIO RECEBE ATUALIZAÇÃO

No final do ano passado, a marca de Milão revelou o Alfa Romeo Giulia 2020, a primeira atualização importante para o sedan italiano. Agora, seis meses depois, chegou a vez do Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio 2020, um restyling que introduz leves mudanças a nível estético e novos detalhes para o interior, além da mais atual tecnologia da marca e sistemas de segurança com assistentes à condução semi-autônomos de nível 2.

A Alfa Romeo, que celebra o seu 110º aniversário este ano, quis atualizar um de seus modelos mais bem-sucedidos para mantê-lo competitivo para enfrentar rivais do porte dos BMW M3 e Mercedes-AMG C 63 S. A renovação se centrou, segundo o fabricante, em “sofisticadas soluções técnicas e no alto desempenho” e, embora não se alterassem as cifras de rendimento, até a poderosa mecânica foi ajustada.

O motor V6 biturbo de 2.9 litros do Giulia Quadrifoglio 2020 continua entregando 510 cv de potência e um torque máximo de 600 Nm a 2.500 rpm. Esta energia é transferida ao eixo traseiro através de uma transmissão automática ZF de oito velocidades e do sistema Alfa Active Torque Vectoring. São oferecidos diferentes modos de condução, com a particularidade do programa RACE, onde se extrai todo o potencial e se realizam mudanças de marcha em tão somente 150 milésimos de segundo.

Por outro lado, o novo Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio conta com suspensões ativas Alfa Active Suspension, o seletor Alfa DNA Pro com modo RACE e o Alfa Active Aero Splitter, exclusivo do Giulia. Todos estes sistemas se coordenam em tempo real com a unidade de controle Alfa Chasis Domain Control. A banda sonora é cortesia do sistema de escape Dual Mode com quatro saídas, enquanto que uma das novidades do model-year 2020 é a incorporação de um novo sistema de escape Akrapovic de titânio com ponteiras em carbono e válvulas ativas.

O Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio 2020 também introduz uma série de mudanças a nível estético, entre as quais se destacam as novas cores que se somam à linha. A paleta de pinturas está dividida em quatro grupos: Competizione, Metal, Solid e Oldtimer. Entre as novidades se destacam as cores Vermelho 6C Villa d’Este, Ocre GT Junior e Verde Montreal. Além disso, as lanternas traseiras de LED do Giulia agora apresentam um novo estilo, assim como o novo acabamento preto brilhante no trevo dianteiro e nos emblemas traseiros.

Junto com a Mopar, a divisão especializada em acessórios da FCA, a Alfa Romeo projetou uma nova Quadrifoglio Accesories Line, que inclui a linha de escape Akrapovic, as lanternas traseiras polidas e uma exclusiva cor de carroceria. Também se soma a grade dianteira com aplicação em ‘V’, as carcaças dos retrovisores e o aerofólio traseiro em carbono.

Em relação ao interior, o novo desenho do console central oferece mais espaço para guardar objetos, o volante e a alavanca de câmbios revestidos em couro são novos, assim como os cintos de segurança agora estão disponíveis também em vermelho e verde. Mais adiante se espera que seja incorporada uma nova opção de estofamento de couro para os bancos esportivos elétricos, que são complementados com uma estrutura de carbono da Sparco (opcionais).

O sistema de infotainment foi renovado e conta com uma tela táctil de 8.8 polegadas. Através dela agora se pode visualizar uma série de telas específicas que permitem monitorar a temperatura de diferentes componentes mecânicos, a distribuição do torque, a pressão do turbo e a potência utilizada, assim como uma série de cronômetros digitais para medir a aceleração e a velocidade máxima.

Por último, o Giulia Quadrifoglio 2020 oferece também os mais avançados sistemas de segurança com tecnologia de condução semi-autônoma de nível 2. Dentro dos novos sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), o carro se encarrega de atuar sobre o acelerador, os freios e a direção em determinadas situações, através de sistemas eletrônicos que requerem uma vigilância contínua por parte do condutor. Estes são os sistemas de segurança e assistentes à condução que são incluídos:

  • Assistente de manutenção de faixa (Lane Keeping Assist)
  • Assistente ativo de ângulo morto (Active Blind Spot Assist)
  • Controle de cruzeiro ativo (Active Cruise Control)
  • Reconhecimento de sinais de trânsito e controle inteligente de velocidade (Traffic Sign Recognition e Intelligent Speed Control)
  • Assistente de tráfego em congestionamento e Assistente em autoestrada (Traffic Jam Assist e Highway Assist)
  • Assistente de atenção ao condutor (Driver Attention Assist)

Confira as Fotos