11/09/2019 - ALPINE A110 RALLY: DE VOLTA À COMPETIÇÃO

Aproveitando a celebração do Rally Mont-Blanc Morzine, a Alpine mostrou pela primeira ao público o novo Alpine A110 Rally. Um veículo de competição que, como os já conhecidos Alpine A110 Cup e A110 GT4, é construído sobre a base do Alpine A110 de rua. Um bólido de tração traseira que em breve obterá a homologação R-GT da FIA e cuja comercialização a equipes privadas começará no início de 2020, com um preço base de 150.000 euros.

O novo Alpine A110 Rally foi projetado e desenvolvido pelo pessoal da Signatech seguindo as pautas definidas pela Alpine. Como a versão convencional, conta com um chassi de alumínio, mas este sofreu modificações para adaptar-se melhor às necessidades próprias de um carro de rallys. Por exemplo, agora conta com um conjunto de suspensões reguláveis em três vias e com um coxim hidráulico em compressão, um sistema de freios Brembo e elementos de segurança como um santoantonio e bancos buckets Sabelt com cintos de seis pontos.

O motor de 1.8 litros turbo original também foi adaptado para o A110 Rally, com uma potência superior aos 300 cv e uma curva de torque diferente. Este propulsor surge acoplado a uma transmissão sequencial com seis velocidades que envia a força ao eixo traseiro através de um diferencial de deslizamento limitado.

Depois de uma regulagem inicial realizada no circuito de Lurcy-Lévis, o Alpine A110 Rally começa um intenso programa de desenvolvimento com pilotos como Emmanuel Guigou e Laurent Pellier, o múltiplo Campeão da França e o Campeão da França junior em 2015, respectivamente. Eles são os encarregados de realizar os testes necessários para comprovar a confiabilidade e para definir as regulagens básicas, mas a Alpine recorrerá igualmente a mais pilotos com a intenção de criar um carro o mais polivalente possível.

O Alpine A110 Rally foi mostrado ao público ao longo do último final de semana em Morzine, dentro do parque de assistência do Rally Mont-Blanc Morzine, cenário da sexta etapa do Campeonato da França FFSA.

Confira as Fotos