24/03/2020 - ASTON MARTIN APRESENTA O SEU NOVO MOTOR V6 TWIN TURBO DE 1.000 CV

O fabricante britânico está comemorando, pois acaba de apresentar oficialmente o seu primeiro novo motor em décadas. Este V6 de 3.0 litros e duplo turbo é completamente novo e o primeiro motor desenvolvido por completo pela Aston Martin desde 1968. Até agora, a marca britânica só utilizava evoluções de motores anteriores, alguns deles procedentes da Jaguar, da época em que ambas as marcas pertenciam ao Premier Automotive Group da Ford, ou mais recentemente o V8 de 4.0 litros e duplo turbo de origem Mercedes-AMG.

A Aston Martin revelou seu novo motor V6 divulgando as primeiras imagens e inclusive um vídeo do motor em funcionamento, embora por enquanto a empresa britânica só tenha confirmado que ele está sendo testado em banco de provas. Não temos evidências de que este motor já tenha sido montado sobre algum chassi, nem sequer no único protótipo conhecido do Aston Martin Valhalla. O modelo que estreará precisamente esta mecânica.

Denominado TM01 em homenagem a Tadek Marek, o engenheiro responsável pelos motores de 6 e 8 cilindros da Aston Martin em meados do século XX, este novo V6 foi desenvolvido desde o início para montar uma configuração de duplo turbo compressor e fazer parte de um sistema híbrido, mas desconhecemos por enquanto se ele será do tipo plug-in ou não. O fato é que foi desenvolvido para atender os requerimentos da futura norma de emissões Euro 7.

“Este projeto foi um grande desafio desde o início. Trabalhar junto a uma equipe para entregar aquele que será o futuro powertrain da Aston Martin foi uma honra. Desde o início tivemos liberdade para explorar e inovar como não éramos capazes de fazer há muito tempo. E o mais importante, queríamos criar algo de acordo com a identificação TM01 e que impressionasse o nosso antecessor e engenheiro pioneiro, Tadek Marek”, disse Joerg Ross, head de powertrains da AM.

Por enquanto não foram reveladas as especificações do novo motor, mas o que podemos confirmar é que contará com uma cilindrada de 3.0 litros, 4 válvulas por cilindro e seu peso total rondará os 200 kg. Este motor estará associado a uma transmissão automática de dupla embreagem de 8 velocidades e de acordo com as especificações adiantadas do Aston Martin Valhalla, a potência total combinada do esquema híbrido do qual fará parte este motor será por volta de 1.000 cv. Espera-se que o esportivo de motor central que estreará este bloco seja capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em somente 2.5 segundos com uma velocidade máxima estimada de 354 km/h.

Confira as Fotos