20/02/2021 - ASTON MARTIN VALKYRIE CONTINUA MUITO VIVO E JÁ TEM DATA DEFINITIVA DE LANÇAMENTO

Parece incrível, mas a primeira vez que vimos e conhecemos o Aston Martin Valkyrie (ainda na época com o nome provisório de Aston Martin AM-RB 001) foi em julho de 2016. Desde então o modelo, que é fruto da colaboração entre AM e Red Bull com o projeto de Adrian Newey, foi recebendo uma série de atualizações até ser apresentado com sua versão definitiva e estrear em pista em 2019. No entanto, no ano passado começaram a surgir certas complicações em seu desenvolvimento que, somadas aos problemas financeiros da marca até a entrada de Lawrence Stroll como novo proprietário da Aston Martin e o cancelamento de seu programa para Le Mans, ameaçavam cancelar também o modelo de rua.

Felizmente parece que as dúvidas passaram e Tobias Moers, o novo CEO da Aston Martin, mostra novamente o hypercar britânico em Silverstone demostrando todo seu potencial e confirmando que sua chegada às ruas, finalmente está muito próxima.

Neste novo vídeo onde podemos ver inclusive Moers ao volante do carro, podemos apreciar pela primeira vez o funcionamento de sua aerodinâmica ativa, e, além disso, Moers pedindo desculpas pelo atraso das entregas, que finalmente e após muita espera começarão em meados deste ano de 2021.

Moers admite estar consciente da complexidade de um carro como este. Um carro “muito especial” assegura, e não é para menos ouvindo suas palavras: “Não há nada, pelo menos que eu saiba, que se assemelhe dentro dos carros de rua, nem sequer dentro dos hypercars” garante. “É o mais sofisticado que vi recentemente em minha carreira, em toda minha vida”.

São declarações bastante contundentes, sobretudo vindo daquele que foi CEO da AMG e responsável pelo nascimento e supervisão do modelo que provavelmente será o grande rival do Valkyrie: o Mercedes-AMG Project ONE, outro modelo com marcado DNA e tecnologia herdada da F1 que, assim como o hypercar da Aston Martin, também sofreu certos problemas e atrasos em seu lançamento pela complexidade de aplicá-la em um carro para as ruas.

Felizmente para os aficionados do mundo do motor ambos os projetos parecem começar a ver a luz no fim do túnel após longos anos de desenvolvimento. A Aston Martin parece ter deixado para trás seus anos de problemas financeiros com a chegada de seu novo dono e um nome tão respeitado como o do ex-chefe da AMG à frente da gestão da empresa, de modo que se nada mais der errado, o Aston Martin Valkyrie estará rodando nas estradas e circuitos do mundo em questão de meses.

Para assim acelerar seu impressionante motor V12 Cosworth de 6.5 litros aspirado capaz de uivar como um F1 como mostra também este último vídeo. Tudo isso acompanhado de um sistema híbrido que eleva sua potência até os 1.160 cv e uma trabalhada aerodinâmica ativa com a assinatura do mestre Adrian Newey e que podemos ver em ação no segundo vídeo.

Confira as Fotos