01/09/2020 - AUDI Q2 2021: ASSIM É O ATUALIZADO SUV COMPACTO ALEMÃO

A Audi apresentou o Q2 há quatro anos e desde então se tornou um sucesso. No entanto, os alemães quiseram aumentar seu atrativo e para isso lançaram o Audi Q2 2021. Esta é a primeira atualização de importância que o compacto foi submetido desde sua chegada ao mercado. Uma renovação de meio ciclo de vida que ajuda a arredondar um produto já por si só consagrado.

O recém-lançado Q2 2021 é um modelo que apresenta uma série de novidades que afetam tanto o seu aspecto exterior como interior. As mudanças em relação ao seu antecessor se estendem também à sua ampla oferta em termos de tecnologia. Já está disponível para ser solicitado nos principais mercados da Europa.

O novo Audi Q2 se diferencia do modelo que era comercializado até agora em diversos pequenos detalhes. A nível estético a mudança mais evidente aparece nos faróis dianteiros. São de LED de série (com os Matrix LED opcionais) e embora de certa forma mantenham o mesmo formato externo, varia o seu desenho interno. Graças a isso agora se assemelham mais aos dos últimos lançamentos da marca, como o Audi A3 2021.

Os mais experientes notarão também mudanças no desenho do para-choque dianteiro e na grade Singleframe octogonal. O renovado estilo da parte frontal se estende à traseira, onde também surgem motivos poligonais. Igualmente digno de nota é que os acabamentos Advanced e S-Line apresentam sutis ranhuras entre o capô e a grade, um claro aceno ao icônico Audi Sport Quattro.

As novidades do exterior do Audi Q2 2021 se completam com uma paleta de cores com cinco tons inéditos. São eles o ‘Verde Maçã’ (que é uma novidade na Audi), o ‘Cinza Manhattan’, o ‘Azul Navarra’, o ‘Cinza Flecha’ e o ‘Azul Turbo’. Como acontecia até agora, os pilares traseiros apresentam áreas, que a Audi chama de ‘blade’, que podem receber um acabamento na cor de contraste ou combinando com o resto do veículo.

Há três novos desenhos de rodas de liga leve, com uma linha que parte das 16 polegadas e chega até as 19. Em sua configuração de série, oferece uma altura livre em relação ao solo de 150 mm, suficientes para poder se aventurar por caminhos em bom estado. Os que preferem curtir um comportamento mais dinâmico podem optar pela suspensão esportiva opcional. Esta reduz a altura livre em 10 mm e inclui a possibilidade de contar com amortecedores adaptativos.

No habitáculo do novo Q2 acontece o mesmo que no exterior: há mudanças, mas não se notam facilmente. Por exemplo, as saídas de ar do sistema de climatização e a alavanca de câmbios apresentam um aspecto diferente. A isso é preciso somar a nova linha de iluminação ambiental entre o painel e a área dos joelhos, que complementa as que já tinha até agora. O mesmo se pode dizer dos estofamentos, que mudam ligeiramente quando se substitui a Alcantara pela microfibra Dinamica.

Outra novidade é que o equipamento opcional está agrupado em pacotes. Com isso buscam facilitar a configuração do carro e adaptar-se melhor às necessidades dos clientes. Uma estratégia que logo se estenderá ao resto dos modelos da marca. Em relação à tecnologia, será aplicado o mesmo conceito, com uma linha estruturada em vários níveis que vão desde a instrumentação analógica até o Audi Virtual Cockpit de 12.3 polegadas com MMI Navigation Plus de 8.3 polegadas.

O renovado SUV compacto da Audi chega ao mercado com uma linha de cinco motorizações. Agora, a marca só informou uma delas até o momento. Trata-se de um motor a gasolina 1.5 TFSI de 4 cilindros com 150 cv e 250 Nm de torque. Um motor de sobra conhecido que é capaz de desativar a metade de seus cilindros em situações de baixa carga para economizar combustível.

Esta motorização equipa de série uma transmissão manual de 6 velocidades e opcionalmente uma S-Tronic de 7. A marca assegura que ao longo do ano, entendemos que 2020, serão acrescentadas novas versões TDI e TFSI. Alguns desses motores poderão ser combinados com a tração nas quatro rodas quattro com uma embreagem multidisco de última geração.

Confira as Fotos