29/06/2020 - AUDI Q5 2021 SURGE RENOVADO E COM MAIS TECNOLOGIA

A ampla família de modelos Q da Audi é uma referência no mercado dos SUVs por seu design, tecnologia e equipamento. A marca alemã trata de manter totalmente atualizados todos os seus integrantes e o último a receber o tratamento cosmético foi o Audi Q5 2021, um modelo que herda muitos dos traços de estilo dos novos Audi A4 e Audi A5.

A atualização afeta a segunda geração do Audi Q5 lançada em 2017 e oferece, além das mudanças a nível estético, um sistema de propulsão com tecnologia Mild Hybrid (MHEV) e uma versão híbrida plug-in (PHEV), assim como a mais atual tecnologia da marca, sistemas de segurança e assistentes de condução. Chegará aos concessionários no final deste ano.

Em termos de design, o Q5 2021 apresenta uma frente onde a grade foi ligeiramente atualizada, com uma moldura exterior mais delgada que já não se apoia sobre os faróis, que também foram renovados com base nos últimos lançamentos da empresa alemã. De série oferecem tecnologia LED, enquanto que opcionalmente se pode optar pelos faróis Matrix LED. Em linhas gerais, parece adotar a maioria dos traços presentes nos novos Audi Q3 e no renovado Audi Q7 2020.

A traseira recebeu menos mudanças, embora sejam novas as lanternas com tecnologia OLED e vários gráficos de iluminação que o cliente pode escolher. Em relação ao pacote exterior S-Line tão popular entre os compradores, os clientes recebem uma nova grade hexagonal, entradas de ar maiores de estilo esportivo e uma placa protetora na parte inferior do para-choque na cor preto brilhante. São oferecidos diferentes desenhos de rodas de liga leve em 18, 19 e 20 polegadas, enquanto que a cor exterior District Green se soma à paleta.

Com relação ao interior do Audi Q5 2021, destaca-se a tela central de 10.1 polegadas do sistema MMI Touch e o sistema Audi Virtual Cockpit de 12.3 polegadas, além de um Head-Up Display a cores. Também foram integradas algumas soluções de conectividade avançada, como o navegador, acesso à nuvem e serviço Car-to-X. Também é de série o rádio digital com Alexa da Amazon, podem ser memorizadas até seis perfis de usuário com configurações variadas como a posição dos bancos e o climatizador, e poderão ser somadas diferentes funções e atualizações através de download online uma vez adquirido o veículo.

A nível mecânico, as principais novidades que a Audi incorporou à linha do Q5 2021 encontramos na mecânica 40 TDI, um motor de 2.0 litros turbo diesel de 204 cv de potência e 400 Nm de torque com transmissão automática S Tronic de dupla embreagem. Até aqui tudo normal, mas destaca-se o sistema Mild Hybrid que integra um motor elétrico/arranque e uma pequena bateria que contribuem para reduzir consumos (até 0.3 litros/100 km, segundo a Audi), e aperfeiçoou o sistema start-stop do veículo, que agora atua abaixo de 22 km/h.

Também se destaca a versão híbrida plug-in, o Audi Q5 55 TFSIe quattro, que combina um motor a gasolina 2.0 TFSI e um propulsor elétrico de 105 kW alimentado por uma bateria de íons de lítio de 14.1 kWh de capacidade. O resultado são 367 cv de potência e 500 Nm de torque, com uma autonomia em modo totalmente elétrico de 45 quilômetros.

Por outro lado, o novo Q5 oferece de maneira opcional uma direção dinâmica e um trem de rodagem esportivo. Também está disponível uma suspensão dinâmica adaptativa e o Audi Drive Select com diferentes modos de condução. Em termos de segurança, oferece elementos como o Audi Pre Sense City, assistente de giro, assistente anticolisão e assistente de saída, controle de cruzeiro adaptativo e um assistente preditivo de eficiência.

O Audi Q5 é fabricado na planta da Audi em San José Chiapa, no México, e chegará aos mercados internacionais no último trimestre deste ano.

Confira as Fotos