07/11/2019 - AUDI R8 LMS GT4: IMAGEM RENOVADA PARA A TEMPORADA 2020

A Audi Sport realizou um facelift em um dos carros principais do seu programa ‘corrida-cliente’. O Audi R8 LMS GT4 estreia imagem para aproximar-se do modelo de produção, incluindo novidades no sistema de tração e no ABS.

O programa ‘corrida-cliente’ da Audi Sport é uma autêntica referência dentro do mundo dos veículos GT. Com o Audi R8 como protagonista, a marca de Ingolstadt tem versões de seu carro adaptados às normas das categorias GT2, GT3 e GT4. Precisamente este último foi o modelo que passou pelas mãos dos engenheiros da marca, dando como resultado uma profunda atualização. O novo Audi R8 LMS GT4 estreará na temporada 2020, seguindo a trilha do modelo que estreou há dois anos e que conseguiu 17 títulos até esta data.

O Audi R8 LMS GT4 demonstrou ser um carro vencedor, mas o fabricante alemão optou por submeter o seu GT a um profundo facelift. Na verdade, as principais mudanças recebidas pelo GT4 da Audi Sport estão em sua carroceria. Apresenta novos para-choques nas partes dianteira e traseira, um splitter frontal que foi modificado e saias laterais que foram revisadas para aproximar-se mais da imagem do Audi R8 de rua. Dentro do trabalho estético e aerodinâmico, também foi modificada a tela da saída de ar de sua traseira, agora maior.

Embora tenha sido ajustada a posição do difusor, outros componentes como o aerofólio traseiro não foram modificados, pois a margem oferecida pelo regulamento não é muito ampla. O GT4 de competição da Audi também mantém o seu motor intacto, já que segue equipando o bloco V10 de 5.2 litros associado a uma transmissão automática S Tronic de dupla embreagem e sete velocidades, que já mostrou em sua configuração original, embora tenha sido reajustada a posição de alguns componentes, como o filtro de ar.

Apesar de se tratar de uma atualização estética para que o R8 LMS GT4 adote alguns dos traços do novo Audi R8, a marca aproveitou para melhorar dois sistemas que são fundamentais em qualquer veículo ‘corrida-cliente’. Não obstante, a Audi introduziu uma atualização do sistema de tração e do ABS, antes padrão. Ambos os sistemas permitem agora uma grande precisão com oito níveis diferentes. Assim, o piloto poderá escolher o modo que quer através de um interruptor giratório no volante, herança do novo Audi R8 LMS GT2.

Lembrando que o Audi R8 LMS GT4 gera 495 cv de potência, cifra que é imposta pelo ‘Balance of Performance’ que rege a categoria GT4 e que não permite que o motor V10 aspirado de 5.2 litros chegue ao seu rendimento máximo. A ECU também apresenta uma série de ajustes estabelecidos por norma, o mesmo regulamento que obriga a Audi Sport equipar o GT4 com o sistema de tração total quattro. O sistema de tração traseira utilizado inclui um diferencial de deslizamento limitado no eixo traseiro. O sistema de suspensões de dupla forquilha se mantém como o da versão de produção.

O novo Audi R8 LMS GT4 estará disponível para os clientes da Audi Sport até o início da temporada 2020 e terá um preço de 198.000 euros, impostos não incluídos. Isto significa que as unidades novas mantêm o preço aplicado pela marca no GT4 desde sua estreia. Como é prática habitual entre as marcas que têm veículos GT de competição, os exemplares já existentes do Audi R8 LMS GT4 poderão ser atualizados com esta última especificação através de um kit.

Confira as Fotos