21/07/2021 - AUDI RS3 2022: RENOVAÇÃO TOTAL PARA UM COMPACTO ESPORTIVO QUE ALCANÇA OS 400 CV

Acaba de entrar em cena a nova criação da Audi Sport. Foi revelada a nova geração do Audi RS3. O modelo que coroará a linha A3 da marca de Ingolstadt já é uma realidade. O fabricante alemão introduziu a esperada renovação do seu compacto esportivo, um modelo que estará disponível em dois formatos de carroceria. Foi apresentado tanto o novo Audi RS3 Sportback como o novo Audi RS3 Sedan.

O novo Audi RS3 conta com uma imagem esportiva, com um completo equipamento tecnológico, uma regulagem muito trabalhada e um motor a gasolina que alcança os 400 cv. Tudo isso temperado com novas tecnologias entre as quais se destaca o sistema Torque Splitter, equipado de série.

Para perceber o que mudou no design do compacto esportivo de origem alemã, basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir os novos traços característicos que exibe o novo Audi RS3 em qualquer de suas duas versões de carroceria. A Audi destaca que estamos diante de um veículo que conta com uma imagem mais dinâmica e marcante.

Na parte dianteira destaca-se o novo para-choque RS e uma grade Singleframe que foi redesenhada. A grade apresenta uma diferente tela em estilo colmeia. A isso há que somar as grandes entradas de ar. O novo RS3 equipa de série faróis LED, grupos ópticos em forma de cunha. De maneira opcional, se pode optar por faróis Matrix LED.

A vista lateral mostra rodas de 19 polegadas com desenho Ypsilon de 10 raios. Elas vêm equipadas de série, e pela primeira vez a Audi oferece pneus semi-slick Pirelli P Zero Trofeo R. Também se destacam as saias laterais com inserções pretas que foram redesenhadas e os arcos de roda alargados em relação ao A3 convencional. A bitola do eixo dianteiro cresceu 33 mm e a traseira 10 mm.

Na traseira há vários elementos que devem ser destacados. Surge um pequeno, porém sugestivo spoiler de teto, lanternas com tecnologia LED e intermitentes dinâmicos, além de um sistema de escape RS com duas grandes saídas ovaladas perfeitamente integradas no difusor. O para-choque também conta com design RS.

A nova geração do Audi RS3 oferece um nível de personalização suficiente. A carroceria pode ser pintada em duas cores exclusivas: Verde Kyalami e Cinza Kemora. Da mesma maneira, o teto do modelo sedan pode ser configurado em preto brilhante para criar contraste. O pacote Alu-Optic Trim, disponível opcionalmente, ressalta determinados componentes exteriores. Também há inserções em polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP).

Quanto ao interior do novo Audi RS3, somos envolvidos por um ambiente onde se respira esportividade e dinamismo. Foi tomado como ponto de partida o habitáculo do Audi A3 que podemos encontrar nos concessionários. Agora, os elementos específicos do RS acentuam seu lado mais esportivo.

O posto de condução surge mais moderno graças a componentes como o quadro de instrumentos digital Audi virtual cockpit de 12.3 polegadas que mostra informação útil para a condução do novo RS3. Junto à instrumentação digital, o centro nevrálgico do interior é uma tela táctil de 10.1 polegadas que inclui o sistema RS Monitor para mostrar as temperaturas do líquido refrigerante, lubrificante do motor e da transmissão, junto à pressão dos pneus.

Outra das chaves do renovado compacto são os bancos esportivos RS que podem contar com um estofamento em couro Nappa fino com pespontes RS em forma de colmeia e costuras de contraste em preto brilhante, vermelho ou verde. Também se pode optar pelos pacotes de design RS e design Plus.

Em comparação com o modelo anterior, os novos RS3 Sportback e RS3 Sedan estão disponíveis pela primeira vez com um Head-Up Display (HUD). E falando de equipamentos disponíveis, entre a dotação de série encontra-se um volante de couro multifuncional RS Sport de três raios com aletas de câmbio integradas. O pacote design acrescenta, além do distintivo RS, uma faixa na posição das 12 horas.

Também é oferecido um volante RS redondo com reconhecimento de punho capacitivo, para funções de direção assistida. Ambos têm um novo botão RS Mode no raio direito do volante. Através deste botão podem ser selecionados os modos RS Performance e RS Individual do Audi Drive Select.

Debaixo do capô encontra-se um motor a gasolina 2.5 litros TFSI que desenvolve uma potência de 400 cv e 500 Nm de torque máximo. O bloco está acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem e sete velocidades. Além disso, estamos diante do primeiro modelo da Audi equipado de série com o sistema de tração RS Torque Splitter.

Este conjunto mecânico permite ao modelo da Audi Sport acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3.8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). A velocidade máxima pode ser elevada até os 280 km/h com uma adaptação opcional, e no caso de se optar pelo pacote RS Dynamic e os freios cerâmicos, pode alcançar os 290 km/h.

Uma das grandes novidades que traz consigo a nova geração do Audi RS3 é o sistema torque splitter (divisor de torque), que vem equipado de série. Substitui no eixo traseiro o diferencial com embreagem multidisco. Em cada um dos semi-eixos da transmissão há uma embreagem multidisco controlada eletronicamente. Desta maneira, o torque pode ser distribuído de forma ótima no eixo posterior.

Ao realizar uma condução dinâmica, aumenta-se o torque da roda traseira exterior, sujeita a uma carga maior, o que reduz de maneira significativa a tendência à subviragem. Em linha reta a divisão é entre as duas rodas. Além disso, essa tecnologia torna possível derrapagens controladas podendo dirigir toda a potência a uma só das rodas traseiras. Com essa finalidade, a Audi desenvolveu o modo de condução específico RS Torque Rear.

Com relação à sua chegada aos concessionários, o lançamento comercial acontecerá na Europa no próximo mês de agosto de 2021. O desembarque nos concessionários europeus dos novos RS3 Sportback e RS3 Sedan acontecerá no outono deste ano no hemisfério norte.

Confira as Fotos