04/03/2020 - BMW CONCEPT i4: UMA ANTECIPAÇÃO DO i4 DE PRODUÇÃO

Acaba de chegar o BMW Concept i4, um protótipo de imagem sugestiva que está dotado de um sistema de propulsão 100% elétrico que antecipa as características do futuro BMW i4 de produção em série. Trata-se de um sedan elétrico, o i4, que começará a ser fabricado em 2021 na planta da BMW em Munich e que com certeza compartilhará muitos elementos com este modelo conceitual.

A estreia do BMW Concept i4 iria acontecer no Salão de Genebra 2020, mas mesmo o evento sendo cancelado pelo coronavirus, não impediu que finalmente pudéssemos conhecer este sedan elétrico que mostra muitos detalhes estéticos e técnicos que, como assegura a BMW, serão trasladados para a versão definitiva.

Elementos como o sistema de propulsão elétrico de quinta geração BMW eDrive do Concept i4, que é composto por um motor elétrico que produz uma potência máxima de 530 cv (390 kW), um rendimento similar ao que produzem os motores V8 mais potentes da marca. Isto permitirá que o i4 de produção acelere de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4 segundos e que alcance uma velocidade máxima de más de 200 km/h.

A quinta geração do BMW eDrive também introduzirá uma nova bateria de alta voltagem especialmente fina e com uma alta densidade energética. Pesa por volta de 550 quilos e tem uma capacidade de 80 kWh. Graças a isso e à aerodinâmica otimizada, o Concept i4 e sua versão de produção em série terão uma autonomia de até 600 quilômetros no ciclo WLTP.

Em termos de design, o BMW Concept i4 também traz importantes novidades. Trata-se, por exemplo, de elementos como o novo logotipo da BMW de duas dimensões e semitransparente, mostrado pela primeira vez neste protótipo. Em termos estéticos, o Concept i4 parece uma evolução do BMW Concept 4 que foi apresentado em setembro do ano passado.

Diferentemente deste último, o Concept i4 apresenta uma carroceria de quatro portas de estética coupe com a qual aumenta a praticidade. A parte frontal está dominada pela grande grade fechada e pelos faróis, que têm um aspecto tecnológico e afilado. O exterior recebe um acabamento na cor ‘Frozen Light Cooper’, um tom utilizado anteriormente no BMW Vision iNEXT.

Esta cor contrasta com alguns elementos pintados em azul, como a moldura da grade e o difusor, com os quais faz referência à sua condição de elétrico. As rodas de liga leve específicas, os dois para-choques e os espelhos retrovisores foram projetados para melhorar a aerodinâmica. Na parte traseira, além do difusor, destacam-se as lanternas em forma de ‘L’ e as saídas de ar verticais.

O interior do protótipo do BMW i4 mostra um espaço de linhas minimalistas e com muita tecnologia. Chama a atenção a quase total ausência de controles e comandos físicos, além da presença de uma grande tela curva. Denominada BMW Curved Display, está orientada para o condutor. A partir dela se controlam as principais funções do carro, incluindo, por exemplo, o sistema de climatização.

No console central se localiza o comando iDrive e o seletor da transmissão, que consiste em uma pequena alavanca. Também o modo de condução denominado Experience Modes e que inclui três funções: ‘Core’, ‘Sport’ e ‘Efficient’. Ao selecionar um ou outro modo, muda o desenho da tela e o que se mostra nela, inclusive a iluminação do ambiente.

O protótipo BMW Concept i4 pode transportar até quatro passageiros. Segundo a BMW, os ocupantes da segunda fila contam com uma grande quantidade de espaço para a cabeça e as pernas, apesar do seu design exterior tipo coupe. Todos os bancos têm os descansos de cabeças integrados, o que realça o desenho esportivo do conjunto junto a elementos como o volante. Por outro lado, a BMW não anunciou a capacidade do porta-malas do Concept i4.

Confira as Fotos