07/07/2021 - BMW SÉRIE 2 COUPE 2022: RENOVAÇÃO TOTAL PARA UM MODELO ESPORTIVO DESTINADO AOS PURISTAS

Depois de uma quantidade grande de fotos flagrantes, inúmeros vazamentos e adiantamento oficiais, foi apresentado o novo BMW Série 2 Coupe 2022. A nova geração do bem-sucedido e popular esportivo compacto da BMW acaba de chegar carregado de importantes novidades. São melhorias que serão fundamentais para consolidá-lo como uma referência de sua concorrida e elitista categoria.

O novo Série 2 Coupe toma emprestados componentes do seu irmão maior, o novo BMW Série 4 Coupe. Com o desenvolvimento desta nova geração, o fabricante alemão oferece uma alternativa mais passional ao seu compacto convencional, o BMW Série 1. Além disso, o processo de atualização de sua linha de compactos alcança uma nova etapa e está mais próxima do que nunca de completar-se.

Com relação às mudanças no design exterior do Série 2 Coupe, basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir os novos traços que caracterizarão a imagem exterior do coupe da BMW. Aliás, além do modelo convencional, também foi apresentado o novo BMW M240i xDrive Coupe, que se situará um degrau acima em termos de dinamismo, radicalidade e desempenho.

A parte frontal destaca-se pelas proeminentes caixas de roda alargadas e por uma cúpula situada na parte central do capô. O desenho da grade é diferente do encontrado em outros modelos da marca bávara e exibe formas mais tradicionais. A grade em forma de rim conta com aletas de ar dispostas verticalmente, que se abrem de acordo com a necessidade de refrigeração. Ladeando a grade surgem novos faróis Full LED de série que, segundo a empresa, são inspirados no clássico BMW 02.

A vista lateral traz à tona a essência natural deste modelo. O capô longo, suas saliências curtas e a linha de cintura assim como de teto, formam uma imagem poderosa. As superfícies envidraçadas são fundamentais para aumentar a sensação de espaço no interior. Um habitáculo do qual falaremos mais adiante. Terminando nosso tour pelo exterior na traseira, destacam-se as novas lanternas escurecidas cuja distribuição interior ajuda a criar uma escultura tridimensional. Também fazem uso da tecnologia LED.

Outros elementos de destaque são os dois para-choques, o proeminente difusor traseiro e as saídas de escape visíveis e perfeitamente integradas. A aparência exterior pode ser personalizada através de diferentes pacotes opcionais, como é o caso dos packs Shadow Line e M Sport. Além disso, estão disponíveis os acessórios M Performance. Aliás, de série conta com rodas de liga leve de 17 polegadas, embora opcionalmente se possa optar por medidas de 18 e 19 polegadas.

Deixando de lado o exterior, quanto ao interior do novo Série 2 Coupe somos envolvidos por uma atmosfera onde se respira um ar esportivo e luxuoso. Tudo gira em torno da figura do condutor. O equipamento padrão inclui bancos esportivos e um volante de desenho esportivo e forrado em couro. O console central tem uma posição elevada.

Os materiais utilizados nas guarnições e estofamentos são de qualidade. Há novas opções para decorar o habitáculo, e se a isso somarmos o sistema de iluminação opcional, é possível criar um ambiente que reflete nossa personalidade. O novo Série 2 Coupe aposta em um estofamento de tecido, enquanto que o novo M240i xDrive Coupe opta por uma combinação de Alcantara e Sensatec. Entre a lista de opcionais destacam-se os bancos esportivos ajustáveis eletricamente, assim como bancos M Sport com apoios de cabeça integrados.

A inclusão do BMW Operating System 7 permite ao Série 2 Coupe alcançar novos níveis de conectividade. O quadro de instrumentos BMW Live Cockpit vem equipado de série e o sistema operacional iDrive é manejado através de uma tela táctil de 8.8 polegadas. Opcionalmente são oferecidos o BMW Live Cockpit Plus e o BMW Live Cockpit Professional. Este último permite desfrutar de um ambiente digital através de duas telas, uma de 12.3 polegadas e outra de 10.25 polegadas. O sistema multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, permite acessar inúmeros serviços digitais online. Também se beneficia de um novo Head-Up Display.

No que diz respeito à lista de sistemas de assistência à condução, o novo Série 2 Coupe dá um passo adiante e melhora notavelmente as tecnologias equipadas no modelo anterior. Entre outras funções há o alerta de colisão frontal, alerta de mudança involuntária de faixa, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go e prevenção de colisão traseira.

As medidas do BMW Série 2 Coupe alteraram. Seguimos estando diante de um veículo de tamanho compacto, mas que, graças às modificações realizadas, proporciona o ponto de partida ideal para uma excelente dinâmica de condução. É mais alto e largo que o modelo anterior. No entanto, sua altura reduziu ligeiramente e a distância entre os eixos foi ampliada. Também foram incrementadas as larguras de bitola. O BMW Série 2 Coupe 2022 mede 4.537 mm de comprimento, 1.838 mm de largura e 1.390 mm de altura. Apresenta uma distância entre-eixos de 2.741 mm e conta com um porta-malas que acomoda 390 litros.

Certos componentes do chassi foram projetados originalmente para o BMW Série 4 Coupe e foram adaptados ao novo Série 2 Coupe. Amortecedores, suspensão e direção, tudo conta com uma atualização excepcional. Na lista de opcionais encontra-se a suspensão M Sport que permite ir um passo além.

A linha de motores do novo Série 2 Coupe é composta de uma seleção de motorizações cuidadosamente escolhidas. É possível escolher entre blocos a gasolina e diesel. Além disso, coroando a linha temos um motor de 6 cilindros. E o que é igualmente relevante, o motor diesel está eletrificado com tecnologia híbrida leve (MHEV) de 48 volts. Em concreto, são três as versões disponíveis: 220i Coupe, 220d Coupe e M240i xDrive Coupe.

Todos os motores estão acoplados a uma transmissão automática Steptronic de 8 velocidades. A transmissão Steptronic Sport de 8 relações faz parte do pacote M Sport Pro. Os modelos 220i Coupe e 220d Coupe apresentam uma configuração de tração traseira, enquanto que o M240i Coupe dispõe de tração xDrive.

Quanto à sua chegada ao mercado, o lançamento comercial do novo Série 2 Coupe acontecerá no início de 2022. A produção em série será realizada nas instalações do Grupo BMW em San Luis Potosí (México). O primeiro evento em que se deixará ver em público totalmente ao natural será o Festival da Velocidade de Goodwood 2021 que será celebrado no Reino Unido em poucos dias.

Confira as Fotos