10/06/2021 - BMW SÉRIE 4 GRAN COUPE 2022: A FAMÍLIA SE COMPLETA

Após o sucesso conseguido por sua primeira geração, o BMW Série 4 Gran Coupe está de volta. Falamos de um coupe de quatro portas que conta com uma estética mais afilada em linha com a nova linguagem de design da marca, um interior com materiais de alta qualidade e uma série de novidades em termos de serviços e conectividade. Tudo isso com uma dinâmica de condução melhorada e toque esportivo que se magnifica com sua versão de alto desempenho, que vem acompanhada por outras três versões.

Em comparação com um Série 4 padrão, este veículo é quase dois centímetros mais longo e seis mais alto, pois sua largura se mantém nos 1.85 metros, enquanto que a distância entre os eixos também permanece inalterada - 2.85 metros. Além disso, suas vias são mais largas já que medem 1.59 mm na dianteira e 1.62 mm na traseira, ou seja, ganham 20 e 12 mm respectivamente. Tudo isso com um porta-malas cuja capacidade aumenta até os 470 litros - 30 litros a mais -, ampliáveis até os 1.290 litros se forem rebatidos os encostos dos bancos traseiros, com uma divisão 40:20:40.

Esteticamente surge um modelo que fica definido por suas atrevidas linhas e superfícies com uma estrutura tridimensional, destacando acima de tudo a grande grade frontal localizada em posição vertical. Ela é acompanhada por faróis full-LED - com tecnologia laser de forma opcional - com tiras luminosas de fibra óptica em forma de U para as luzes diurnas. Na lateral destacam-se as portas sem molduras para os vidros, maçanetas embutidas, rodas de 17 polegadas e uma linha de teto que culmina em um marcado aerofólio traseiro. Já na traseira surge um para-choque com lábios aerodinâmicos verticais em suas bordas externas e um acabamento em preto em sua parte inferior.

Aqueles que quiserem acrescentar um toque esportivo deverão optar pelo acabamento M Sport ou pelo modelo da BMW M. De forma opcional, se pode optar pelo pacote exterior M de carbono, assim como pelas peças M Performance específicas que já estão disponíveis como parte da linha de acessórios originais da BMW.

Com relação ao interior, a marca alemã buscou criar uma sensação envolvente nos bancos dianteiros esportivos com a presença de um console central elevado e a fluida estrutura das superfícies, que vão desde o quadro de instrumentos digital até os painéis das portas. De série, está incluído o BMW Live Cockpit Plus, completo pelo sistema operacional iDrive com tela central de 8.8 polegadas e outro display de 5.1 polegadas no quadro de instrumentos (de forma opcional podem aumentar até as 10.25 e 12.3 polegadas respectivamente), compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O volante de couro Sport também está incluído de série.

Na parte mecânica há quatro motorizações, uma diesel e três a gasolina, sendo elas as 420d, 420i, 430i e M440i xDrive, com potências de 190, 184, 245 e 374 cv. Todas elas utilizam motores de 4 cilindros e 2.0 litros, exceto a versão de maior desempenho, que conta com um motor de 6 cilindros em linha e 3.0 litros. Além disso, tanto esta última como a versão a diesel recebem a ajuda de um sistema de hibridação leve de 48 volts, com um gerador de partida que proporciona 11 cv adicionais quando se acelera na saída de uma curva ou quando se necessita de uma rápida aceleração.

Independentemente da motorização escolhida, a única transmissão disponível é uma caixa automática Steptronic Sport de 8 velocidades que conta com aletas no volante e uma função denominada Sprint. Ela é a encarregada de que tanto o sistema de propulsão como a mudança de marchas maximizem seu comportamento dinâmico quando o condutor demanda um aumento repentino de velocidade ou realiza uma ultrapassagem.

A BMW informa que conseguiu uma distribuição do peso em quase 50:50 e que instalou barras de reforço entre torres específicas tanto na parte dianteira como na zona do eixo traseiro, com o objetivo de melhorar a agilidade e precisão do veículo. Além disso, a geometria, a montagem e o ajuste do chassi são específicos deste modelo, com uma suspensão de dupla articulação na dianteira e de cinco braços na traseira, liderada por amortecedores com regulagem de altura controlada de série. De forma opcional, se pode optar pela suspensão M Sport ou a adaptativa M, que vêm acompanhadas da direção esportiva variável, assim como por freios M Sport.

Os preços ainda não foram fornecidos e sua chegada aos concessionários é esperada para o mês de novembro. Quando isso acontecer virá equipado de série com o aviso de colisão frontal, controle de distância de estacionamento, câmera de visão traseira, assistente de estacionamento, aviso de mudança involuntária de faixa e assistente de marcha ré.

Confira as Fotos