10/06/2021 - BMW X3 2022: SUV ALEMÃO COM A FÓRMULA MELHORADA

O BMW X3 é um dos SUVs mais vendidos do mercado e sua geração atual, presente desde 2017, se tornou uma referência dentro de seu segmento, embora os esforços da marca continuem no sentido de melhorar suas vendas com essa atualização. Agora, o crossover alemão é mais tecnológico, eficiente e atraente.

O SUV de tamanho médio agora exibe uma estética mais moderna que lhe dá uma presença mais imponente na estrada, com elementos visuais que mudaram tanto na parte frontal como na parte traseira, sem ignorar alguns componentes que anteriormente iam associados ao pacote X-Line, mas que agora são incluídos de série. Trata-se das proteções das partes baixas e molduras laterais específicas. Além disso, o X3 exibe uma grade dianteira de maior tamanho e fabricada em uma só peça, grupos ópticos novos e para-choques redesenhados, sem esquecer das formas horizontais da tampa traseira, lanternas traseiras full LED e saídas de escape de novo desenho.

No interior do veículo também podemos encontrar mudanças significativas, já que a marca alemã optou por introduzir o console central do atual BMW Série 4, bancos esportivos com um novo estofamento, climatizador de três zonas e uma tela central de 10.25 polegadas - de forma opcional pode crescer até 12.3 polegadas. As molduras decorativas também mudaram e o BMW Live Cockpit Plus agora é oferecido de série, enquanto que o sistema de infotainment foi atualizado por completo, ou seja, o Sistema Operacional 7.0 da marca alemã. O quadro de instrumentos de fábrica conta com uma tela de 5.1 polegadas no centro, mas de forma opcional ele pode ser substituído por outro completamente digital de 12.3 polegadas.

O BMW X3 oferece uma linha completa de propulsores como parte da estratégia Power of Choice da marca, pela qual se oferece uma série de mecânicas variadas, sejam unidades a gasolina de baixo consumo, motores diesel com tecnologia de hibridação suave de 48 volts, o híbrido plug-in X3 xDrive30e (292 cv e 50 km de autonomia elétrica) e agora também o iX3 elétrico. A principal novidade chega com a hibridação leve de 48 volts à linha de motorizações a gasolina, seja nas de 4 como nas de 6 cilindros. Desta forma, o SUV alemão é oferecido com as versões xDrive20d (190 cv), xDrive30d (286 cv) e M40d (340 cv), no que se refere ao diesel, enquanto que as opções a gasolina são as xDrive20i (184 cv), xDrive30i (245 cv) e M40i (360 cv). Acima de todas elas se encontra o X3 M.

Independentemente da motorização escolhida, a BMW oferece o atualizado X3 unicamente com uma transmissão automática de 8 velocidades Steptronic, ficando reservada a versão esportiva desta transmissão para os M40i e M40d, que inclui aletas atrás do volante e a função Launch Control. O complemento perfeito é a tração integral xDrive, com um desvio da divisão do torque para o eixo traseiro que melhora a dinâmica de condução.

Por último, mas não menos importante, cabe destacar a presença pela primeira vez do Driving Assistant Professional, que inclui diferentes tipos de assistência à condução, como um controle de cruzeiro adaptativo melhorado, alerta de colisão traseira, assistente de evasão, assistente de direção e de controle de faixa, entre outros. Além disso, o Parking Assistant Plus agora inclui o assistente de marcha ré e a função BMW Drive Recorder também está disponível de forma opcional, que se encarrega de gravar vídeos em torno do veículo.

O facelift do BMW X3 entrará em produção no mês de agosto e os preços ainda continuam sendo uma incógnita.

Confira as Fotos