10/06/2021 - BMW X3 M 2022: O SUV ESPORTIVO BÁVARO MAIS RÁPIDO DO QUE NUNCA

No roteiro da BMW está prevista uma completa atualização do X3, que acaba de ser apresentada, onde não falta a versão de maior desempenho do SUV alemão: o X3 M. O modelo atual já está no mercado desde 2017 e continua sendo um dos crossovers mais vendidos do segmento, mas uma porcentagem reduzida dessas vendas corresponde à versão de alto desempenho. A marca alemã quer seguir cuidando desse grupo minoritário de clientes e a melhor prova temos com a atualização que acaba de receber o SUV esportivo.

Começando pela estética, cabe destacar a presença de faróis modificados e uma grade em forma de rim maior e mais musculosa que adapta o SUV esportivo à filosofia de design vista em seus irmãos maiores da série X da marca. As entradas de ar dianteiras também foram revisadas para uma aparência mais limpa, enquanto que na traseira as principais modificações surgem com novas lanternas e um para-choque que integra as habituais quatro saídas de escape.

Com relação ao interior, o X3 M apresenta bancos esportivos com ajuste elétrico e o logotipo M iluminado, estofamento de couro Merino em quatro combinações de cores diferentes, assim como novas molduras decorativas, sem esquecer de um volante específico com costuras em contraste que exibem as cores da divisão M. No que diz respeito ao sistema multimídia, o X3 M 2022 se beneficia de uma integração completa da arquitetura de infotainment BMW OS 7.0, além de poder equipar o quadro de instrumentos digital BMW Live Cockpit Professional. O toque final vem com um equipamento de áudio assinado pela Harman Kardon.

Na parte mecânica não eram esperadas mudanças, pois segue o motor turbo alimentado de 6 cilindros em linha e 3.0 litros, que conta com o virabrequim forjado dos M3 e M4. Isso permitiu ao bloco perder inércias indesejadas ao mesmo tempo que agora é capaz de digerir um maior torque, de maneira que o BMW X3 M Competition agora desenvolve 650 Nm - um aumento de 50 Nm - com os mesmos 510 cv de potência. Graças a esta melhoria de rendimento, o SUV esportivo é capaz de alcançar os 100 km/h em apenas 3.8 segundos, ou seja, é três décimos mais rápido que antes. A velocidade máxima está limitada a 250 km/h, mas com o pacote opcional M Driver’s Package ela pode ser elevada até os 285 km/h.

A encarregada de digerir toda essa energia é uma transmissão automática M Steptronic de 8 velocidades que vem acompanhada por aletas atrás do volante e por um novo seletor de marchas M no console central. Seu melhor aliado é o sistema de tração total M xDrive com uma clara inclinação para o eixo traseiro, pois só dirige parte do torque ao eixo dianteiro quando as rodas traseiras alcançam seus limites de transmissão de potência. Além disso, com apenas a pressão de um botão, o condutor pode influir não só no funcionamento do controle de estabilidade, mas também na distribuição do torque entre os dois eixos.

O atualizado BMW X3 M chegará aos concessionários no mês de agosto e seus preços ainda não foram divulgados. O que sabemos é que quando desembarcar nas vitrines da marca fará isso acompanhado de uma suspensão adaptativa M, a direção eletromecânica M Servotronic, freios M de alto rendimento e rodas de 21 plugadas calçadas com pneus em medidas 255/40 ZR21 na dianteira e 265/40 ZR21 na traseira. De forma opcional, a marca oferece novas unidades forjadas que economizam 2 kg de peso em cada roda.

 

Confira as Fotos