03/03/2020 - BUGATTI CHIRON PUR SPORT: MELHORANDO O QUE JÁ É PERFEITO

No ano passado, Stephan Winkelmann, CEO da Bugatti, anunciou que a empresa revelaria duas novas versões do Chiron em 2020. Fiel à sua palavra, o primeiro a chegar foi o Bugatti Chiron Pur Sport, uma versão que coloca mais ênfase na aerodinâmica, na redução de peso e na distribuição de potência. Sua estreia seria no Salão de Genebra 2020, mas acabou sendo revelado via online.

Os engenheiros da marca francesa conservaram o coração do monstro, um motor W16 de 8.0 litros e quatro turbo compressores com 1.500 cv de potência, que agora aumenta seu regime de giro até as 6.900 rpm. O motor está agora acoplado a uma transmissão automática recalibrada, que melhora os tempos de mudança de marchas e envia toda a potência a um sistema de tração nas quatro rodas.

Também recebe mudanças no design, já que o Bugatti Chiron Pur Sport integra uma parte frontal otimizada aerodinamicamente que agora apresenta entradas de ar maiores e a característica grade da Bugatti em forma de ferradura foi ampliada. Na parte traseira se encontra um aerofólio de 1.9 metros de largura que, segundo a marca, gera “grandes quantidades de carga aerodinâmica”. O conjunto se completa com um sistema de escape mais leve e altamente resistente à temperatura, feito de titânio.

“O veículo gera mais carga aerodinâmica no eixo traseiro, enquanto que o splitter dianteiro maior, as entradas de ar, as saídas de ar dos arcos de roda e uma altura reduzida do veículo, conseguem um equilíbrio perfeito na parte dianteira”, explica Frank Heyl, chefe de design da Bugatti.

Esta nova versão do Chiron, que mostra elementos da carroceria em fibra de carbono contrastando com a pintura do resto do exterior, também equipa rodas que foram projetadas para aumentar a ventilação e a aerodinâmica dos freios. Estas rodas ‘Aero’ estão calçadas com pneus Sport Cup 2 R especiais, desenvolvidos pela Michelin nas medidas de 285/30 R20 para o eixo dianteiro e 355/25 R21 para o traseiro.

O chassi também recebe alguns ajustes importantes, como uma nova configuração de suspensão com molas mais firmes em 65% na parte dianteira e 33% na traseira, assim como um sistema de controle de amortecimento adaptativo, orientado para melhorar o rendimento. Graças aos freios e às rodas mais leves, o Chiron Pur Sport é 19 quilos mais leve que a versão standard do modelo.

A Bugatti tem previsto montar somente 16 exemplares do Chiron Pur Sport, cada um deles com um preço de 3.2 milhões de euros mais impostos. Certamente a maioria deles já deve estar vendido. A produção está prevista começar durante o segundo semestre do ano.

Confira as Fotos