21/11/2020 - BYD D1: UM MPV ELÉTRICO COM TRAÇOS DA LINHA VOLKSWAGEN ID E DO TESLA MODEL 3

O fabricante chinês BYD apresentou esta semana um novo monovolume elétrico destinado a serviços de transporte por aplicativos. Trata-se do novo BYD D1, fruto de um projeto que o fabricante realizou em colaboração com a Didi Chuxiang, um dos maiores fornecedores de serviço de transporte privado através de aplicativo e ride-hailing na China, de modo que o modelo será a base de uma nova frota dessa empresa.

Isto significa que o novo BYD D1 não estará disponível para o resto do público e, portanto, não chegará aos concessionários da BYD. O que é uma pena, porque a verdade é que se trata de um modelo dotado de um design muito atraente e com uma notável carga tecnológica, apesar de ter sido projetado especificamente como veículo de frota. Também não menos curiosas são as fontes de inspiração que parecem ter sido utilizadas pelos designers da marca chinesa, pois o BYD D1 aparenta ser a soma de vários traços e elementos procedentes de outros projetos e modelos, no entanto não próprios, mas de outros fabricantes.

No exterior, o modelo apresenta o perfil monovolume tradicional, com um nariz muito afilado cujos traços lembram em parte os MPVs da Chrysler, mas também alguns projetos da Volkswagen, e não só de modelos recentes. Tanto os traços principais como os diversos acessórios exteriores, como as molduras laterais, têm muitos pontos em comum com a linguagem de design utilizada pela Volkswagen em sua linha ID. elétrica, incluindo rodas que são extremamente parecidas às que estão disponíveis na linha Volkswagen ID.3. Mas a verdade é que a parte frontal do BYD D1 também lembra o Volkswagen Futura, um concept que a marca alemã apresentou em 1989 e cujos faróis e grade são muito similares aos do modelo chinês.

Mas as semelhanças não acabam aqui, porque no interior também temos uma interessante mescla de traços e elementos procedentes de vários fabricantes. Aqui as explanações são menos necessárias, já que chama a atenção que o painel é uma cópia descarada do que equipa o Tesla Model 3, embora curiosamente conte com alguns comandos, como o próprio volante, com um design muito similar ao que utilizam os Volkswagen ID.

O BYD D1 é um monovolume de 5 lugares de tamanho compacto, medindo 4.390 mm e sendo um pouco mais curto que alguns monovolumes de 7 lugares compactos. Ele conta com um único motor elétrico de 138 cv e um pack de baterias que lhe permite rodar até 418 km com uma só carga, embora essa medida seja homologada de acordo com o otimista ciclo NEDC.

Confira as Fotos