17/09/2019 - CADILLAC CT4: CHEGA AO MERCADO O SEDAN DE MENOR TAMANHO DA MARCA

Em 2014, os principais responsáveis da Cadillac divulgaram boa parte dos planos da marca americana para o restante da década, onde a linha Premium da General Motors foi sendo reformulada. Pouco a pouco começamos a ver mais números dentro dessas siglas, e uma linha sedan que está sendo reduzida em favor dos SUVs.

E nesta nova e simplificada linha de sedans, uma das novidades é que a Cadillac quer voltar ao segmento dos sedans compactos, um campo em que não a víamos desde que em meados da década passada tentou deixar sua marca na Europa com o Cadillac BLS. Esse regresso será tarefa do Cadillac CT4.

Com este modelo, a Cadillac pretende ter um sedan de acesso abaixo do que até agora era o ATS, com uma plataforma muito evoluída deste, para competir em um mercado que cada vez tem mais protagonismo com propostas como o Audi A3 Sedan, o Mercedes-Benz CLA e o novo A Class Sedan, além do futuro BMW Série 1 Sedan. E a julgar pelas imagens e seu alongado perfil com um longo capô, pode ser que aspire algo mais que isso, pelo menos em tamanho.

Sua elegante carroceria inclui traços já vistos em seu irmão CT5 e especialmente no Escala Concept, e chegará com diferentes acabamentos: Luxury, Premium Luxury e Sport. Eles se diferenciam esteticamente por equipar rodas diferentes, frisos em preto ou na cor da carroceria em vez do cromado, assim como um desenho ligeiramente diferente das lanternas e difusor traseiros, além de contar com um pequeno spoiler, entre outros detalhes.

Também não lhe faltará um toque de esportividade, já que chega com uma tração traseira como opção padrão, embora também esteja disponível uma versão com tração integral. Em relação aos motores, a opção de acesso é um bloco turbo de 2.0 litros e quatro cilindros com injeção direta, que oferece 240 cv e 350 Nm de torque máximo. Acima deste se situa um propulsor turbo de 2.7 litros com 313 cv e 471 Nm. Apesar de ambos recorrerem a uma transmissão automática com conversor de torque, o primeiro conta com oito velocidades e o segundo com dez.

Em seu interior também se aprecia um notável salto adiante em termos de qualidade de acabamentos em relação ao ATS, destacando a tela táctil de 8.0 polegadas com um desenho similar ao CT5, oferecendo uma experiência de usuário à altura dos últimos modelos da GM. Se espera que as primeiras unidades cheguem aos concessionários americanos no final deste ano.

Confira as Fotos