03/02/2021 - CHEGA O NOVO DS 4: UM COMPACTO DISPOSTO A FAZER MUITO BARULHO NO SEU SEGMENTO

Assim como estava previsto, a DS Automobiles apresentou o novo DS 4, um modelo que a Stellantis quer enquadrar dentro do segmento Premium C.

O novo DS 4 apresenta proporções notáveis. Com uma largura de 1.83 metros e grandes rodas de até 20 polegadas, para um comprimento compacto de 4.40 metros e uma altura de teto de 1.47 metros, as dimensões parecem musculosas, mas contidas.

A parte frontal conta com uma nova assinatura luminosa. Os delgados faróis dianteiros dispõem do sistema DS Matrix LED Vision que combina iluminação matricial e direcional e são complementados com luzes de circulação diurna formadas por duas linhas LED de cada lado (98 LED no total). Os DS Wings unem os faróis à grade, que dependendo da versão, é composta de duas partes com motivos de ponta de diamante, em tamanhos graduados, que se destacam em uma tela tridimensional.

O perfil combina fluidez e linhas definidas. As maçanetas das portas embutidas mostram superfícies esculpidas. A relação entre a carroceria e as rodas de grande diâmetro (incluindo uma oferta de 20 polegadas com inserções aerodinâmicas) tem origem no concept DS Aero Sport Lounge.

Na parte traseira, o teto é muito baixo e se situa sobre um vidro vigia muito inclinado com uma serigrafia esmaltada. O perfil é tão elegante como aerodinamicamente eficiente. Uma assinatura luminosa de nova geração se apresenta na parte posterior com o efeito laser.

O DS 4 Cross joga com a percepção visual de um SUV com um tratamento na parte inferior do para-choque enfatizado por uma proteção especial e pintura preto fosco. As partes superiores em preto brilhante e as molduras dos vidros laterais, a grade em preto brilhante, as distintivas rodas de liga leve, as barras de teto e um teto da mesma cor da carroceria arrematam o conjunto. Como opcional o DS 4 Cross conta com controle de tração avançado para uma melhor aderência nos modos areia, neve e barro, além do controle assistido em rampas descendentes.

O DS 4 Performance Line conta com um exterior decorado em preto com um Black Pack (DS Wings, faixa entre as lanternas traseiras, a grade e as molduras dos vidros laterais) e as distintivas rodas de liga leve pretas, assim como um interior exclusivo.

O DS 4 dispõe de um interior digital e ergonômico com cada parte integrada intuitivamente tanto para a função como para a forma. A sensação de harmonia no interior é enfatizada através da iluminação ambiental que pode ser personalizada, com a intenção indireta de acentuar as características laterais e contribuir com a sensação geral de calma. O ambiente acústico é oferecido por uma combinação do sistema de som Focal Electra de 690 watts com 14 alto-falantes mais vidros laterais com isolamento acústico (dianteiro e traseiro), outra novidade.

Baseado em uma evolução significativa da plataforma EMP2 com 70% de peças novas e exclusivas, o DS 4 oferece tecnologia híbrida plug-in desde seu lançamento (225 cv de potência e ??mais de 50 quilômetros de autonomia em modo zero emissões no ciclo combinado WLTP). Um sistema de infotainment de nova geração, sistemas de assistência ao condutor que ainda não haviam sido vistos no segmento Premium C e um inovador sistema de projeção de informação fazem com que o DS 4 se destaque.

A nova evolução da plataforma EMP2 introduz novos componentes elaborados com materiais compostos, peças estruturais prensadas a quente e elementos mais compactos, como a unidade de ar-condicionado, liberando mais espaço de armazenamento em outros lugares. Há 430 litros disponíveis no porta-malas com abertura mãos livres e tampa traseira elétrica.

Um motor turbo alimentado de 4 cilindros e 180 cv se combina com um motor elétrico de 110 cv e ??uma transmissão e-EAT8, para uma potência combinada de 225 cv. Está alimentado por uma bateria mais eficiente com células novas que oferece um alcance de mais de 50 quilômetros em modo zero emissões.

Também serão oferecidas as versões PureTech a gasolina de 130, 180 e 225 cv e ??uma versão diesel BlueHDi de 130 cv. Todos estes modelos contarão somente com a transmissão automática de 8 velocidades. O DS 4 também conta com uma ampla gama de versões multienergia particularmente eficientes, proporcionadas por soluções aerodinâmicas de primeira classe.

Há sete cores disponíveis, duas delas novas: Copper Gold e Cinza Lacado, que complementam as demais cores: Pearl Crystal, Platinum Grey, Red Terciopelo, Pearl White e Perla Nera Black.

O DS 4 estará disponível em todas as concessionárias DS da Europa, Ásia, América do Sul e África e iniciará as vendas durante o quarto trimestre de 2021.

Confira as Fotos