23/02/2021 - CUPRA FORMENTOR VZ5 CHEGA COM MOTOR DE 5 CILINDROS E 390 CV

Terminou a espera, a versão radical e exclusiva do CUPRA Formentor acaba de entrar em cena. O SUV esportivo, o primeiro modelo de desenvolvimento próprio da CUPRA, incorpora à sua oferta uma interessante versão. Trata-se do novo CUPRA Formentor VZ5, um modelo que traz consigo um motor de 5 cilindros que lhe permite alcançar novos níveis de desempenho.

O lançamento do novo Formentor VZ5 acontece em um momento emblemático para a marca espanhola. É que se celebra o terceiro aniversário da CUPRA. A marca que se tornou independente da SEAT mostra ao mundo as possibilidades que oferece o Formentor em termos de desempenho e experiência de condução esportiva. Além disso, a versão VZ5 terá uma produção limitada.

Com relação às diferenças entre o novo Formentor VZ5 e qualquer outra versão da linha, basta dar uma olhada nas imagens para descobrir todas as novidades visuais. Começando pela parte frontal, surge um novo capô que é específico para esta versão VZ5 e conta com linhas esculpidas na parte superior. A insígnia metálica CUPRA está situada na grade terminada em preto e com uma nova moldura na cor Sport Black Matt.

O para-choque dianteiro também é específico. Debaixo dos faróis se encontram entradas de ar que ajudam a realçar a personalidade do Formentor VZ5. Também cabe dar uma ênfase especial ao splitter frontal que ajuda a dirigir o ar para melhorar a refrigeração. Na vista lateral surgem rodas de liga leve de 20 polegadas na cor cobre e desenho específico. Além disso, deixam à vista os freios Akebono com pinças de seis pistões, também pintadas na cor cobre.

E completando o tour pelo exterior, na traseira surge um difusor elaborado em fibra de carbono junto a um de seus traços mais característicos, o sistema de escape esportivo com quatro saídas na cor cobre e de disposição vertical. A tudo isso é preciso somar a insígnia VZ5 em preto cromado e o novo tom Cinza Taiga que é exclusivo desta versão. Além dessa tonalidade, poderá ser escolhida também qualquer uma destas outras cores: Preto Midnight, Magnetic Tech e Azul Petrol.

Com relação ao interior do novo Formentor VZ5, rapidamente somos envolvidos por uma atmosfera onde se respira luxo e esportividade. Exibe detalhes em cobre e alumínio escuro escovado. Além disso, equipa bancos esportivos CUPBucket que podem ser estofados em couro de cor Azul Petrol ou preto. A mencionada cor Cinza Taiga também está presente.

O equipamento tecnológico é suficiente. Ao quadro de instrumentos digital Digital Cockpit devemos somar a tela táctil de 10.25 que é, sem dúvidas, o centro nevrálgico do habitáculo, já que através dela se maneja o sistema de infotainment. Em termos de conectividade, conforto e segurança, o novo Formentor VZ5 é bem servido.

Outros detalhes a serem considerados são o volante multifuncional, as guarnições utilizadas, a cor das costuras para criar contraste e demais componentes que tornam mais confortável a vida a bordo do crossover da CUPRA.

Debaixo do capô se encontra a chave principal do novo Formentor VZ5. Trata-se de um motor a gasolina de 2.5 litros TSI de 5 cilindros com injeção direta e turbo compressor, que desenvolve uma potência de 390 cv e 480 Nm de torque máximo. O bloco surge acoplado a uma transmissão automática DSG de dupla embreagem e 7 velocidades, assim como um sistema de tração integral 4Drive. Graças a este conjunto mecânico é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4.2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h.

A regulagem do chassi foi muito trabalhada para se conseguir uma experiência de condução inesquecível. Com relação ao Formentor VZ com motor de 310 cv, a altura livre da carroceria foi reduzida em 10 mm. Além disso, o Controle de Chassi Adaptativo (DCC) tem 15 níveis de ajuste para o amortecimento. E se não bastasse, está à disposição um seletor de modos de condução.

Quanto à sua chegada ao mercado, o lançamento comercial do novo CUPRA Formentor VZ5 acontecerá no quarto trimestre deste ano de 2021. A produção será limitada a 7.000 unidades, de modo que o nível de exclusividade será muito elevado. O preço e demais dados relacionados com a linha serão fornecidos conforme se aproxime o momento de seu desembarque nos concessionários.

Confira as Fotos