25/03/2020 - DATSUN ENCERRA A PRODUÇÃO NA INDONÉSIA

A Datsun voltou em alto estilo em 2013, depois de uma ausência que se havia prolongado por um espaço de quase três décadas e com a ideia de tornar-se uma marca de referência dentro do segmento low-cost na Índia, Rússia, certos mercados da Ásia Oriental e América Latina.

No entanto, após sete anos de seu regresso, as coisas não parecem ter saído tal como oportunamente havia planejado Carlos Ghosn, CEO da Aliança Renault-Nissan na época, e em muitos países os números foram um verdadeiro desastre para a empresa.

A Índia é o único país onde as coisas estão indo bem para Datsun, enquanto que na Rússia e Indonésia as vendas não andaram nada bem, enquanto que na América Latina a marca japonesa nem sequer chegou a desembarcar, apesar de seus planos para instalar um centro de produção no Brasil.

A Datsun já havia advertido que se encontrava projetando um novo roteiro que implicaria o abandono de certos mercados e agora a marca japonesa anunciou o encerramento total de suas atividades na Indonésia, com o término da produção em suas fábricas de Karawang e Purwakarta.

A marca japonesa produzia e comercializava três modelos na Indonésia, o Go, Go+ e Go Cross. Embora tenha cessado a produção, os clientes poderão adquirir os modelos da marca até que se esgotem os estoques.

Em relação ao futuro das fábricas indonésias, a aliança franco-japonesa tem planos para produzir modelos da marca Nissan, além de propulsores para a Mitsubishi.

A Datsun representa apenas 1% das vendas totais da Nissan em todo o mundo e considerando seu enfoque low-cost, trata-se de uma cifra muito baixa. Por enquanto a marca se manterá à tona na Índia, onde as coisas foram um pouco melhores que no resto do mundo.