21/11/2020 - ELATION FREEDOM: UM SUPERESPORTIVO ELÉTRICO COM 4 MOTORES E 1.877 CV

O clube dos fabricantes de hipercarros elétricos passa a ter um novo membro com a entrada da Elation Hypercars. Trata-se de uma empresa norte-americana, sediada no norte da Califórnia, que desenvolveu um superesportivo denominado Freedom.

Este modelo não contará com um motor V8 para oferecer um elevado desempenho, mas um sistema propulsor elétrico que desenvolve uma potência de 1.394 cv.

Por sua vez, a carroceria é produzida em fibra de carbono, sendo esperada uma relação peso-potência que promete performances ao nível dos melhores superesportivos.

Fabricado artesanalmente, o Freedom possui um chassi monocoque em fibra de carbono e está equipado com três motores elétricos que transmitem a potência às quatro rodas direcionais através de uma transmissão de duas velocidades.

Esta combinação entrega uma potência de 1.040 kW (1.394 cv). Caso não seja suficiente, opcionalmente está disponível um quarto motor elétrico, que permite aumentar a potência máxima para os 1.400 kW (1.877 cv).

A versão com três motores elétricos do Freedom tem um peso de apenas 1.650 kg. Essa relação peso-potência permite ao hipercarro acelerar de 0 a 100 km/h em 1.8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 418 km/h.

A bateria com capacidade de 100 kWh foi montada em configuração de T para assegurar uma melhor distribuição do peso e um baixo de centro de gravidade. A autonomia anunciada é de 482 km em condução despreocupada, podendo chegar aos 643 km numa versão da bateria com mais capacidade.

A suspensão de braços duplos compartilha o DNA como os monolugares de Fórmula 1. Os sistemas ativos para a aerodinâmica e a suspensão contribuem para uma aceleração lateral de 2.0 G em curva.

O habitáculo acomoda dois ocupantes, e recebeu revestimentos em couro e fibra de carbono. As opções de configuração são extensas e fazem parte do processo de aquisição.

O preço do Elation nos Estados Unidos começa nos dois milhões de dólares.

Confira as Fotos