02/05/2021 - ELECTRA RISE: O PRIMEIRO ESPORTIVO ELÉTRICO QUE VEM DO LÍBANO

Quando alguém fala de automóveis esportivos certamente não associará com o Líbano, mas se olharmos para trás encontraremos com aquele que foi o carro mais caro do mundo há cerca de oito anos, ou seja, o W Motors Lykan Hypersports. Agora voltamos ao país árabe para descobrir outro interessante veículo, desta vez de natureza elétrica e com um preço muito mais pé no chão. Trata-se do Electra Rise.

A EV Electra é a empresa encarregada de dar vida ao primeiro esportivo elétrico do Líbano, sendo o empresário palestino de origem libanesa Jihad Mohammed, o grande responsável por este projeto. Fundou a empresa há quatro anos e tem grandes planos para este peculiar automóvel, pois planeja produzir até 10.000 unidades anuais, com preços que não têm nada a ver com os mais de dois milhões do citado Lykan Hypersports, que foi fabricado nos Emirados Árabes Unidos, mais precisamente em Dubai.

O Rise tem o formato de um compacto de dois lugares e sua grade dianteira está inspirada no santuário islâmico da Cúpula da Rocha situado em Jerusalém. A parte frontal também conta com entradas de ar de grande amplitude e faróis de notáveis dimensões. Na traseira surge um proeminente difusor, refletores em forma de bumerangue no para-choque e lanternas triangulares com tecnologia LED. O carro se assenta sobre rodas forjadas de 18 polegadas, calçadas com pneus medindo 235/45 na dianteira e 255/40 na traseira.

O automóvel está baseado sobre um chassi de alumínio com uma carroceria de fibra de vidro, enquanto que no interior destaca-se um pequeno grupo de indicadores digitais na frente do condutor e uma grande tela táctil de 15.9 polegadas em formato vertical no centro do painel, que abrange a maioria dos controles do veículo. A marca recorreu a puxadores de couro para abrir as portas.

A potência vem de um único motor elétrico, localizado no eixo traseiro, que desenvolve 160 cv de potência e permite que o Rise alcance os 100 km/h em 5 segundos. De acordo com os dados revelados pelo fabricante, este esportivo ecológico atinge uma velocidade máxima de 165 km/h e conta com um pacote de baterias de íons de lítio de 50 kWh, que proporciona uma autonomia de 450 quilômetros com uma só carga. O peso total do conjunto é de 1.100 quilos.

Os interessados no Rise devem saber que a marca já admite pedidos e sus preços começam no equivalente a cerca de 163.500 reais, com as primeiras entregas programadas para 2022. A EV  Electra está planejando comercializar também outros modelos, incluindo um sedan chamado Quds Capital ES, outro esportivo conhecido como Quds Nostrum EE e um taxi elétrico de inspiração retro, o eCab.

Confira as Fotos