15/09/2020 - ESTES SÃO OS 16 MODELOS QUE A MASERATI PLANEJA LANÇAR ATÉ 2023

Como já havíamos comentado em diversas ocasiões, a chegada do novo Maserati MC20 significará um ponto de inflexão para a marca. O novo esportivo de motor central não só é o novo modelo estandarte do catálogo da marca italiana, como também é uma vitrine para as novas tecnologias que o fabricante está prestes a estrear. Além de ser o primeiro modelo que utiliza a nova linguagem de design da empresa e que caracterizará os seus futuros irmãos de linha.

O novo Maserati MC20 foi apresentado oficialmente na semana passada em um enorme evento organizado pela marca na Itália, onde não só foi celebrada a revelação do esportivo, mas também o anúncio das próximas novidades da marca de Modena. Estes são todos os futuros lançamentos confirmados pela Maserati de acordo com o seu ano de apresentação, que no total somam nada menos que 16 novos modelos ou versões, o que significará que de hoje a 2023 o catálogo da marca será renovado completamente.

2020

Embora este ano tenha sido bastante estranho devido à crise sanitária que estamos vivendo desde o final do primeiro trimestre, a marca italiana conseguiu revelar um bom número de novidades. Começando pela própria apresentação do novo Maserati MC20, a indiscutível novidade do ano para a empresa fundada em Bologna, mas agora com sua sede em Modena.

Além do novo esportivo de motor central, a marca preparou novas atualizações de meio ciclo de vida para os Maserati Quattroporte e Ghibli, que receberão um levíssimo facelift estético para enfrentar o seu último ciclo de vida comercial. Entre as novidades destas linhas podemos encontrar o novo Maserati Ghibli Hybrid e as novas versões Trofeo das linhas Ghibli, Quattroporte e Levante, todas elas dotadas do mesmo motor V8 de 3.8 litros e 580 cv de origem Ferrari.

2021

O novo Maserati Ghibli Hybrid é a primeira versão eletrificada da história da marca italiana, mas não estará sozinha por muito tempo, pois no próximo ano será apresentada a nova versão eletrificada do Levante, o novo Maserati Levante Hybrid, do qual desconhecemos se compartilhará esquema mecânico com a versão eletrificada do Ghibli ou se pelo contrário, estreará uma nova mecânica. Da mesma maneira, em 2021 o Maserati Levante deixará de ser o único crossover disponível no catálogo da empresa, pois já foi confirmado o lançamento do novo Maserati Grecale. Este é o mesmo D-SUV que foi anunciado no último plano estratégico quinquenal da empresa e que teoricamente deveria ter sido apresentado em 2020. Não sabemos os motivos do seu atraso, mas já vimos inclusive algumas de suas primeiras imagens.

2022

Este será o grande ano da Maserati, pois se forem cumpridos os objetivos e o calendário anunciados, em 2022 serão revelados nada menos que sete grandes novidades e, além disso, modelos muito midiáticos. Pois já foi confirmado o lançamento de uma segunda geração dos Maserati GranTurismo e GranCabrio, que não só chegarão para oferecer uma alternativa no segmento Gran Turismo, como também foi confirmado o lançamento de suas versões dotadas de mecânica elétrica pura, os futuros GranTurismo Folgore e GranCabrio Folgore.

Outra novidade muito chamativa será o lançamento das novas versões conversível e elétrica pura do Maserati MC20, os também confirmados Maserati MC20 Spider e MC20 Folgore. Enquanto o Spider manterá o esquema mecânico do MC20 Coupe, o MC20 Folgore contará com um conjunto mecânico composto por três motores elétricos e uma potência muito superior aos 630 cv de seus irmãos da linha a combustão. Outra versão elétrica que será apresentada neste mesmo ano é o Maserati Grecale Folgore, a futura versão elétrica pura do novo D-SUV da empresa, que será revelada um ano depois do lançamento das versões regulares do modelo.

2023

Para 2023 se espera a chegada da nova geração dos Maserati Quattroporte e Maserati Levante, os modelos estandarte das respectivas linhas sedan e crossover da marca italiana. Em ambos os casos, a grande novidade será a estreia de suas versões elétricas puras, que como o resto da linha receberão a denominação comercial Folgore. Embora se desconheça qual será a abordagem mecânica dessas versões, sabe-se que contarão com baterias de grande potência e tamanho, com packs de 100 kWh e carga de 800 volts.

O modelo que praticamente ninguém se lembra desde o anúncio do novo MC20 é o Maserati Alfieri, um esportivo de motor dianteiro que foi confirmado em diferentes momentos da última década e que em teoria deverá substituir a desaparecida primeira geração dos Maserati GranTurismo e Maserati GranCabrio. Este modelo também aparecia confirmado pelo último plano estratégico de 5 anos da empresa e foi anunciado para maio de 2020, no entanto, além de não termos visto nenhum protótipo nas ruas nos últimos anos, é também como se o modelo tivesse desaparecido inclusive a nível documental. Pois a marca não voltou a falar dele.

Confira as Fotos