21/02/2021 - FALECEU BRUCE MEYERS, O CRIADOR DO BUGGY PRAIANO ORIGINAL

Bruce Meyers faleceu na última semana aos 94 anos de idade na Califórnia, apenas alguns meses depois de ter se aposentado, pois até há muito pouco tempo ainda trabalhava na empresa que leva o seu nome, a Meyers Manx. Empresa que segue aberta na Califórnia, fabricando buggys e kits similares aos que foram lançados por Meyers em 1964.

Meyers era uma figura muito destacada no cenário automobilístico americano, embora fosse praticamente um desconhecido fora dos Estados Unidos, apesar de que praticamente todo o mundo conhece a sua maior criação, el Meyers Manx Dune Buggy, que nada mais é que o buggy praiano original. Do qual se foram realizadas centenas de réplicas em todo o mundo.

Foi Bruce Meyers quem teve a ideia de montar uma atraente carroceria realizada em uma só peça de fibra de vidro como se fosse uma banheira sobre o chassi e a mecânica do popular Volkswagen Beetle original, que não só foi um sucesso imediato na Califórnia da década de 60, como também deu origem a toda uma indústria, a dos veículos de fibra de vidro criados sobre chassis já existentes.

Embora Bruce Meyers sempre tenha sido reconhecido como o criador original do modelo e sua empresa, a Meyers Manx, um dos fabricantes mais reputados e célebres deste tipo de veículos, a verdade é que desde muito cedo teve que enfrentar inúmeros concorrentes, pois cometeram o erro de não patentear devidamente o modelo. Assim, qualquer um era capaz de fabricar e comercializar buggys praticamente idênticos aos da Meyers Manx.

Uma das últimas aparições de Bruce Meyers foi precisamente no âmbito da apresentação do Volkswagen ID. Buggy. Uma reinterpretação moderna do Dune Buggy sobre a plataforma elétrica da marca alemã, que foi apresentado em forma conceitual no Salão de Genebra 2019. Um modelo muito atraente que em princípio seria fabricado em série, mas no final foi cancelado, portanto, não chegará aos concessionários.

Confira as Fotos