16/09/2020 - FERRARI PORTOFINO M: AGORA O CÉU É O LIMITE COM CABELOS AO VENTO

Para aqueles que querem sentir as sensações características de Maranello e ao mesmo tempo não podem renunciar a praticidade do dia a dia, a Ferrari coloca à sua disposição a evolução de um de seus conversíveis. Mais potência e alguns retoques técnicos é o que oferece o Ferrari Portofino M, um modelo para o qual o céu é o limite.

Seu ponto de partida é o Ferrari Portofino, mas a marca italiana quis diferenciá-lo querido acrescentando um ‘M’: que significa Modificata. Assim, o Ferrari Portofino M mede o mesmo que seu antecessor com uma única diferença: é oito milímetros mais comprido.

O design exterior optou pela continuidade com leves retoques por necessidades técnicas: rodas específicas em forma de diamante, entradas de ar laterais maiores, um novo canal de ventilação localizado na altura dos arcos de roda para melhorar o rendimento aerodinâmico, um novo sistema de escape que permite esquecer do silenciador e um difusor totalmente redesenhado para enriquecer o comportamento do Portofino M.

No interior do Ferrari Portofino M a principal novidade encontramos no volante, que deu as boas-vindas ao ‘manettino’ de 5 posições. Desta maneira, o condutor poderá escolher uma das 5 configurações dependendo da estrada e de sua perícia ao volante.

Em relação ao equipamento do habitáculo, a casa de Maranello dispôs uma tela que preside o console central e a partir da qual se controla o sistema de infotainment compatível com Apple CarPlay e Android Auto. A isso é preciso adicionar a ampla oferta de assistentes para a condução que vão desde o controle de cruzeiro adaptativo até a frenagem de emergência preditiva, passando pelo detector de ângulo morto, reconhecimento de sinais, alerta de mudança involuntária de faixa e de tráfego traseiro, visão 3D das imediações, mudança automática de luzes, entre outros.

O Ferrari Portofino M conta com o mesmo motor V8 turbo de 3.8 litros que o Portofino, mas com uma ligeira diferença: sua potência é de 620 cv com um torque máximo de 760 Nm. Não acabam aqui as novidades, já que este motor surge acoplado a uma nova transmissão de dupla embreagem e 8 velocidades, a mesma do Ferrari SF90 Stradale. Esta transmissão é menor em cerca de 20%, canaliza 35% a mais de torque, rebaixa o centro de gravidade e reduziu seu peso. Em consequência, conta com maior aceleração e esportividade.

Ainda teremos que aguardar para ver o Ferrari Portofino M rodando pelas estradas, já que as primeiras entregas acontecerão no segundo trimestre de 2021, mas sabemos qual será o seu preço de saída: 206.000 euros.

Confira as Fotos