23/10/2020 - FIAT 500e 3+1: UM PLUS DE PRATICIDADE PARA O PEQUENO CARRO ELÉTRICO ITALIANO

Sete meses se passaram desde que a Fiat apresentou o renovado 500, um modelo que se tornou um veículo elétrico e agora volta a ser protagonista não só pelo evento de boas-vindas no Lingotto de Turim, mas também pela estreia de uma inédita versão denominada 3+1. Uma incorporação à família do pequeno automóvel ecológico que se postula como a alternativa mais prática.

Para o seu design a Fiat voltou ao passado, concretamente ao ano de 1957, quando os primeiros 500 apresentavam portas com dobradiças na parte traseira. Agora, esta ideia foi plasmada em uma inovadora versão que a própria marca define como “totalmente nova, totalmente elétrica e com uma porta adicional”, mas “sempre 500”. Basicamente é o mesmo veículo que vimos no mês de março deste ano, mas com uma pequena porta adicional no lado do passageiro. Com esta solução a marca italiana lembra dos clientes que têm famílias e muitas tarefas diferentes para cobrir o dia a dia.

A boa notícia é que a manobrabilidade do utilitário italiano não foi comprometida, já que a versão 3+1 tem exatamente as mesmas dimensões que o 500e standard. Curiosamente, tampouco há diferença entre o tamanho e a forma das portas do passageiro dos 500e e 500e 3+1. Com a presença desta terceira porta, de abertura inversa, se consegue facilitar o acesso aos lugares traseiros, à carga e descarga de objetos volumosos, além de posicionar os menores de forma rápida e simples, tudo graças à ausência de um pilar central integrado na mesma.

A Fiat destaca que o 500e 3+1 apresenta a mesma autonomia elétrica que o modelo standard, pois os 30 quilos que são adicionados com a presença da pequena porta não têm nenhum impacto nisso. Lembrando que o fabricante italiano anunciou uma faixa de uso de 320 quilômetros com uma só carga. O encarregado de mover o utilitário ecológico é um motor elétrico que desenvolve 118 cv de potência e um torque máximo de 220 Nm, digeridos pelo eixo dianteiro. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9 segundos e a velocidade máxima é de 150 km/h.

O Fiat 500e 3+1 chegará ao mercado com um equipamento completo que inclui faróis com tecnologia LED, rodas de 17 polegadas, inserções cromadas, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, sensores de estacionamento de 360 ??graus, câmera de visão traseira e o assistente de manutenção de faixa, entre outros. Por enquanto se desconhecem os preços e a data de sua chegada aos concessionários.

Confira as Fotos