14/07/2020 - FORD BRONCO SPORT 2021: UMA VERSÃO CROSSOVER DE MENOR TAMANHO

O novo Ford Bronco 2021 acaba de ser oficialmente revelado. Além da variedade de importantes novidades que introduz, como estar disponível pela primeira vez em uma versão de carroceria de quatro portas, a marca de Dearborn decidiu complementar a linha com uma terceira opção que mostra um estilo crossover e de menor tamanho, que recebe o nome de Ford Bronco Sport 2021.

Este modelo se situa imediatamente abaixo na linha e está destinado àqueles compradores que buscam um crossover mais robusto e resistente, com uma maior capacidade off-road. Adota o estilo do seu irmão maior, mas suaviza suas linhas e aspecto para oferecer esse estilo SUV que tanto demandam os clientes nos últimos anos. Militará diretamente no segmento compacto.

Uma vez que tanto o Bronco como o Bronco Sport foram projetados pela mesma equipe, ambos compartilham uma série de detalhes de estilo fortemente inspirados no modelo original comercializado entre 1966 e 1977. Principalmente na parte frontal, onde se veem refletidas perfeitamente as linhas do modelo original, seja na grade ladeada por faróis redondos, como no revestimento de plástico que cobre grande área das partes baixas, além de uma carroceria relativamente plana.

Destacam-se suas saliências curtas que maximizam sua capacidade todo-terreno, para-lamas com entradas de ar e um teto escalonado tipo ‘safari’, que é funcional ao adicionar mais espaço na segunda fila de bancos e na zona de carga. Já na traseira, surge uma tampa com a denominação ‘Bronco Sport’ e lanternas em disposição vertical. Enquanto isso, a tampa do porta-malas é de abertura vertical, como em qualquer outro SUV. Em termos de tamanho, o Ford Bronco Sport 2021 mede 4.387 mm de comprimento, 2.088 mm de largura e entre 1.783 e 1.890 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 2.670 mm.

Com relação ao interior do novo crossover da Ford, os ocupantes encontrarão um habitáculo baseado nos últimos lançamentos da empresa. O painel é coroado por um sistema de infotainment SYNC3 com tela táctil de 8.0 polegadas, delimitado por saídas de ventilação nas laterais e o climatizador na parte inferior. Mais abaixo há um console central minimalista com uma alavanca giratória para a transmissão e outra para os modos de condução.

Também estão incluídos vários detalhes, como tiras de amarração, bolsas com zíper no encosto dos bancos e um abridor de garrafas no porta-malas. Inclusive na tampa do porta-malas encontramos luzes LED com capacidade para iluminar uma superfície de 12 m2. A zona de carga também pode ser utilizada como uma bancada de trabalho improvisada, com piso de borracha lavável e uma tomada de corrente.

A nível tecnológico também oferece o que há de mais recente na empresa dentro do pacote de assistentes à condução Co-Pilot360, que inclui um assistente pré-colisão com frenagem de emergência, alerta de colisão frontal, controle de ângulo morto, alerta de tráfego traseiro cruzado, assistente de manutenção de faixa, câmera de visão traseira e faróis dianteiros automáticos. Os clientes também podem optar por atualizar este pacote ao Co-Pilot360 Assist+, que acrescenta o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go e manutenção de faixa, assistente de manobra evasiva e sistema de navegação com controle por voz.

Em relação às mecânicas disponíveis no novo Ford Bronco Sport, os clientes poderão escolher um motor de 3 cilindros 1.5 EcoBoost com 184 cv e 257 Nm de torqque como opção de acesso à linha, assim como um bloco de 2.0 litros EcoBoost que oferece 248 CV de potência e 372 Nm de torque máximo. Ambas as mecânicas estão associadas a uma transmissão automática de oito velocidades, enquanto que a versão de 2.0 litros acrescenta um sistema SelectShift com aletas no volante.

Também inclui a melhor capacidade off-road herdada do seu irmão maior. Oferece uma suspensão ajustada e um sistema de gestão do terreno com até seis modos de condução: Normal, Eco, Sport, Escorregadio, Areia e Rochas. Além disso, inclui o Trail Control, um controle de cruzeiro offroad que funciona em velocidades de até 20 km/h ou até 10 km/h em marcha ré. Nas versões mais equipadas é incluído também um sistema de tração 4×4 com bloco eletrônico do diferencial.

Para melhorar sua resposta 4×4 foi desenvolvida uma suspensão específica com amortecedores traseiros maiores e novas molas, além de barras estabilizadoras ajustadas. Somam-se as rodas de 17 polegadas com pneus todo-terreno. Equipado com todos estes acessórios off-road, o Bronco Sport oferece uma altura livre em relação ao solo de 224 mm, um ângulo de ataque de 30.4 graus, um ângulo de saída de 33.1 graus e um ângulo ventral de 20.4 graus. O SUV também pode rodar em uma profundidade de água de 599 mm.

O novo Ford Bronco Sport 2021 estará disponível em cinco níveis de acabamento diferentes: Base, Big Bend, Outer Banks, Badlands e First Edition, limitado a só 2.000 unidades. Chegará aos concessionários Ford dos Estados Unidos no final deste ano com um preço de saída de 28.155 dólares. Já são admitidas reservas mediante o pagamento de uma taxa de 100 dólares.

Confira as Fotos