07/11/2019 - FORD MUSTANG LITHIUM: UM PROTÓTIPO ELÉTRICO COM 912 CV

Não é o primeiro e certamente não será o último. Nos últimos tempos foram inúmeros os projetos de converter o Ford Mustang em um veículo totalmente elétrico. No âmbito do SEMA Show 2019 foi apresentado um novo Mustang elétrico. A Ford esteve presente no evento que é celebrado na cidade de Las Vegas apresentando um novo projeto: o Ford Mustang Lithium.

Estamos diante de um interessante protótipo do Mustang totalmente elétrico. Foi criado em colaboração com a Webasto e conta com várias características especiais que o diferenciam de outras transformações do esportivo americano que vimos até esta data. O fabricante do oval azul destaca que o objetivo não foi só eletrificar o esportivo mais vendido do mundo. Esta transformação permitiu à Ford e Webasto fazer testes com baterias e gestão térmica.

Esteticamente apresenta diversas diferenças em relação a um Ford Mustang convencional. Seu perfil é baixo e elegante, está vestido com inúmeros componentes de fibra de carbono personalizados e equipa rodas forjadas de 20 polegadas. Tanto no exterior como no interior há inúmeros detalhes na cor azul para ressaltar que estamos diante de um carro elétrico. Além disso, o sistema de infotainment foi adaptado à nova mecânica.

Debaixo do capô do Mustang Lithium se encontra um motor elétrico de duplo núcleo Phi-Power e inversores de dupla potência, todos alimentados por um sistema de bateria Webasto de 800 volts com tecnologia EVDrive capaz de descarregar um megawatt de energia. Ao funcionar a 800 volts, o sistema é mais leve, potente e gera menos calor que a maioria dos sistemas elétricos a bateria.

Em termos de desempenho, o Ford Mustang Lithium gera uma potência de 912 cv (900 hp) e 1.356 Nm de torque máximo. Além da potência, uma das chaves deste Mustang elétrico é que conta com uma transmissão manual. Trata-se de uma transmissão Getrag MT82 de seis velocidades. Também equipa um diferencial Super 8.8 Torsen.

Outras características a destacar são os pneus Michelin Pilot Sport 4S e os freios dianteiros Brembo de seis pistões, os mesmos que utiliza o Shelby GT350R. Na hora de conduzir o Mustang Lithium poderemos escolher entre diferentes modos de condução: Valet, Sport, Track e Beast.

Confira as Fotos