03/02/2021 - FORD REVELA O AUTÊNTICO DESERT PREDATOR: A F-150 RAPTOR AGORA MAIS CAPAZ E CONECTADA

A Ford, líder no segmento de pick-ups nos Estados Unidos, criou um ícone todo-terreno em 2009 quando apresentou a Ford Raptor inspirada nas corridas em desertos, projetada principalmente para correr sobre os terrenos mais difíceis.

Hoje este ícone renasce como uma Ford F-150 Raptor completamente nova de terceira geração, que toma o brilhantismo e precisão mecânica e técnica da Raptor e a completa com tecnologia melhorada de conectividade, resultando em uma experiência para os clientes que melhora com o tempo.

“A Raptor é a pick-up original do deserto. Simplesmente a levamos a outro nível”, disse Ali Jammoul, diretor do programa de veículos Ford Performance. “A nova Raptor reúne o desempenho todo-terreno de alta velocidade com tecnologia avançada e conectividade que se unem sob o lema ‘Nascidos Ford, Nascidos Fortes’”.

Hardware de alto desempenho

Uma pick-up todo-terreno de alto desempenho se define principalmente por sua suspensão, e a nova F-150 Raptor estreia com um trem de rodagem completamente redesenhado, assim como uma nova suspensão traseira de cinco braços, desenvolvida especificamente para esta icônica pick-up, que oferece mais controle ao solo e maior potência para elevar a confiança em terrenos difíceis em altas velocidades.

“A F-150 Raptor tem suas raízes nas competições de Baja 1000, e sua suspensão melhora nossa capacidade e desempenho: uma configuração traseira de cinco braços com mais curso de roda que qualquer outra geração”, disse Carl Widmann, engenheiro chefe da Ford Performance. “E como uma pick-up líder, todos os aspectos da F-150 Raptor foram projetados para oferecer a melhor precisão quando o pé está apoiado no acelerador, no meio do nada rugindo pelo deserto”.

Sua inovadora suspensão traseira integra braços de arrasto extralongos para manter melhor a posição do eixo no terreno acidentado, uma barra Panhard e molas helicoidais de 24 polegadas, as mais longas de sua classe. O projeto da suspensão combinado com um software mais sofisticado permite que a pick-up possa aplicar mais potência às rodas traseiras para arranques mais rápidos, uma melhor resposta do acelerador, ao mesmo tempo que oferece conforto, estabilidade, condução, controle e tração em alta velocidade.

Sua capacidade para suportar saltos gigantes e suas aterrissagens são graças aos amortecedores FOX Live Valve com tecnologia de controle eletrônico de nova geração que oferecem um ajuste de amortecimento sensível à posição. Os maiores amortecedores da história da F-150 Raptor são projetados para resistir melhor ao acúmulo de calor e reagir ainda mais rápido às mudanças de terreno oferecendo maior confiança em provas prolongadas pelo deserto. Os amortecedores de alumínio anodizado maiores de 3.1 polegadas de diâmetro estão cheios de um fluido de baixa fricção, especialmente projetado para diminuir as perdas por fricção dentro do amortecedor, melhorando o conforto em qualquer terreno. As novas válvulas controladas eletronicamente são testadas em competições com um projeto melhorado que permite mais de 453 quilos de amortecimento por canto em altas velocidades e em terrenos instáveis.

As leituras dos sensores, como o de altura da suspensão em torno da pick-up mudam as taxas de amortecimento de forma independente em cada canto 500 vezes por segundo, e os amortecedores respondem na mesma velocidade com a qual o cérebro humano processa a informação visual, conseguindo que a F-150 Raptor responda no momento em que o condutor muda de terreno.

A F-150 Raptor conta com uma distância de 3.6 metros entre os eixos, uma estrutura de aço de alta resistência com uma liga de alumínio de grau militar, e um corpo composto. Além disso, integra a suspensão mais capaz, as torres de choque mais fortes e altas, e os pontos de montagem do braço de controle traseiro servem para resistir à condução todo-terreno.

A nova F-150 Raptor está equipada com um motor de alta potência EcoBoost de 3.5 litros e duplo turbo de terceira geração que oferece melhor torque em baixas rotações. Conta com turbos de última geração e uma relação de compressão de 10.5:1, novos ventiladores de alta potência integrados no sistema de esfriamento para garantir que as aventuras em terrenos off-road nunca terminem antes do tempo. Com uma capacidade padrão de 136 litros, a Ford F-150 Raptor tem um alcance projetado pela EPA de mais de 804 quilômetros com um tanque cheio de gasolina.

A F-150 Raptor integra 400 watts disponíveis de saída para poder conectar diversos tipos de dispositivos.

Seu novo sistema de escape de três polegadas do mesmo comprimento conta com um tubo em X, um exclusivo ‘Trombone Loop’ e válvulas ativas apresentadas pela primeira vez para a F-150 Raptor. O sistema aproveita um desenvolvimento de silenciador de passo que melhora a qualidade do som, para que os clientes possam configurá-la com quatro modos de volume: Silencioso, Normal, Sport e Baja.

A transmissão automática de 10 velocidades fabricada pela Ford e melhorada com controles de nova geração está ligada a uma inovadora caixa de transferência de torque sob demanda. Os diferenciais traseiros com bloqueio eletrônico padrão e o diferencial dianteiro de deslizamento limitado Torsen estão equipados com relações de transmissão fina de 4:10. A carga útil máxima aumenta em 90 quilos, a 635 quilos, enquanto que o reboque máximo também aumenta 90 quilos, para 3.719 kg de reboque convencional.

Tecnologia para todo-terreno ou em estrada

A nova F-150 Raptor introduz um habitáculo de alta tecnologia projetado para conseguir um aspecto imponente com conforto e estilo. Um novo grupo de indicadores digitais padrão em uma nova tela de 12 polegadas personalizável, oferece uma grande área de informação com gráficos e animações únicos da F-150 Raptor através da seção Information On Demand (IOD), dados todo-terreno, assim como tráfego em tempo real. Essa tela é padrão, o que permite aos usuários dividirem a tela e controlar múltiplas funções simultaneamente, incluindo a navegação e a música, entre outras.

As atualizações OTA (Over-the-Air) oferecem a possibilidade de fazer da F-150 Raptor uma pick-up cada vez mais inteligente e com mais capacidades no futuro; por exemplo, possíveis atualizações como mapas de trilhas, além do Trail Turn Assist, que permitirão agregar uma maior capacidade todo-terreno.

Além disso, os clientes podem controlar sua F-150 Raptor com ajuda do FordPass, um aplicativo móvel que ajuda a abrir ou fechar as portas, ligar ou desligar o motor a partir de quase qualquer lugar, verificar a pressão dos pneus, o nível de combustível, assim como controlar novas funções pensadas especificamente para pick-ups, como iluminação de zona, alerta de roubo de reboque, verificação de luz de reboque, entre outras. Por sua parte, as atualizações da F-150 Raptor poderão evoluir no FordPass para incluir uma funcionalidade única para viagens de aventura.

Os sete modos de condução selecionáveis do Terrain Management System incluem: Escorregadio, Reboque/Arrasto, Esportivo, Normal, Todo-terreno, Baja e Rochoso, os quais permitem que os clientes escolham a configuração que melhor se adapte às condições de condução atuais. Estes modos de condução ajustam a sensação da direção, o comportamento da caixa de transferência, o controle de estabilidade, o escape da válvula ativa, o sistema de amortecimento ativo, o mapeamento do acelerador e os pontos de mudança da transmissão, assim como a tela.

A câmera de 360 graus proporciona uma melhor visibilidade dos obstáculos ao redor da pick-up, com a visão frontal que oferece uma sobreposição da pista dos pneus em tempo real para mostrar dinamicamente a trajetória das rodas dianteiras, e assim reduzir a necessidade de deter-se. Para tornar tudo mais confortável para o piloto, a câmera de 360 graus é ativada com um prático botão localizado no painel.

A condução em trilha de um pedal (Trail 1-Pedal Drive) torna mais fácil a condução todo-terreno extrema. Em trilhas difíceis, um condutor geralmente deve usar ambos os pedais, modulando o acelerador e o freio simultaneamente para avançar, mas a condução de um pedal simplifica essa situação, combinando essas ações apenas com o acionamento do acelerador: pressionando para avançar e soltando para frear, com isso a F-150 Raptor aplica os freios proporcionalmente à medida que o condutor levanta seu pé do acelerador.

Esta icônica pick-up vem com Trail Control, que funciona como controle de cruzeiro para uso todo-terreno, assim os condutores simplesmente selecionam uma velocidade estabelecida e a pick-up maneja o acelerador e a frenagem para permitir a concentração na condução nas condições todo-terreno mais desafiantes.

O sistema de infotainment SYNC 4 inclui um controle de voz melhorado, assim como mapas em tempo real e informação personalizável. Além disso, agora os clientes podem conectar smartphones sem fios para uma integração perfeita com Apple CarPlay e Android Auto, assim como com aplicativos através do SYNC AppLink. A música que acompanhará cada aventura é proporcionada por um sistema B&O de 18 alto-falantes da Bang & Olufsen.

O interior completamente novo introduz materiais melhorados, acabamentos de superfície únicos e mais espaço de armazenamento. Um novo volante que apresenta um logotipo gravado a laser e aletas de câmbio de alumínio, junto com grandes bancos acolchoados que mantêm os ocupantes em seus respectivos lugares. O armazenamento traseiro dobrável com fechadura agrega um espaço debaixo dos bancos traseiros para guardar cordas de resgate e macacos de grande elevação para poder ajudar outros no caminho.

Agressividade inspirada em um avião à jato de combate

A F-150 Raptor renova seu design característico graças a um exterior resistente e agressivo, com uma frente que enfatiza a largura da pick-up conseguindo uma aparência de resistência e com faróis que se estendem de extremo a extremo.

Por sua parte, o capô tem um novo extrator de calor e aberturas laterais funcionais na borda de saída superior do para-lamas, inspirado nas entradas de ar do jato de combate F-22 Raptor. Os agressivos para-lamas dianteiros simulam a aparência de poeira que se eleva a partir da parte superior dos pneus e alta velocidade.

Para oferecer uma maior cobertura lateral, A F-150 Raptor conta com uma placa protetora dianteira mais larga. Além disso, os para-choques dianteiro e traseiro de aço durável são fabricados para a atividade todo-terreno, e o para-choque traseiro conserva o design de grande espaço livre que coloca as ponteiras de escape duplas contra a pick-up.

A iluminação todo-terreno Rigid localizada no para-choque dianteiro ajuda os condutores a iluminar o caminho pela noite e junto com suas rodas de 17 polegadas oferecem a máxima resistência e uma excelente aparência.

A F-150 Raptor 2021 será montada na Fábrica de Pick-ups da Ford em Dearborn, Michigan, e estará disponível nos concessionários Ford no segundo semestre de 2021.

Confira as Fotos