20/09/2020 - FOTON DA JIANG JUN: A CÓPIA CHINESA DO FORD F-150 RAPTOR

Estão surgindo veículos cada vez melhores na indústria automobilística chinesa, veículos de alto nível que se aproximam daquilo que é oferecido nos mercados ocidentais. No entanto, de suas fábricas também nascem alguns veículos que, infelizmente, são apenas cópias de modelos fabricados por outras marcas. Um bom exemplo disso é o Foton Da Jiang Jun, uma cópia chinesa do Ford F-150 Raptor.

Alguém na Foton deve ter pensado que a forma mais simples de criar uma pick-up era replicar com grande fidelidade a pick-up mais vendida do mundo, a Ford F-150. No entanto, além de ser ilegal na maior parte do ocidente, também é crime fazer uma cópia incorreta de um produto de qualidade. De acordo com o pessoal da Ford Authority, o Da Jiang Jun tem o tamanho de uma Ford Ranger, mas os designers chineses se fixaram na Ford F-150 Raptor como fonte de inspiração.

Da Jiang Jun pode ser traduzido como ‘O Grande General’ e a sua estreia está prevista para o Salão de Pequim 2020 no próximo dia 26 de setembro. Não será surpresa se a Ford tomar medidas legais contra a Foton por este plágio tão descarado. É que na parte frontal podemos encontrar um grande logotipo do fabricante integrado na grade e ladeado por faróis idênticos aos da F-150. Embora não tenhamos imagens da traseira, podemos ver que as laterais também imitam o aspecto da pick-up da Ford.

Apesar das tentativas, a Foton não pôde montar um motor V6 EcoBoost biturbo de 3.5 litros debaixo do capô, em cujo lugar o Foton Da Jiang Jun recebe um bloco a gasolina de 4 cilindros e 2.0 litros sobrealimentado, assim como duas versões diesel de 2.0 e 2.5 litros. No foram anunciadas as cifras de potência, mas a unidade a gasolina deverá oferecer cerca de 240 cv. Os motores são acoplados a uma transmissão automática ZF de 8 velocidades. Também não sabemos se conta com tração dianteira, traseira ou nas quatro rodas.

Confira as Fotos