23/02/2021 - GORDON MURRAY T.50s NIKI LAUDA: UMA HOMENAGEM AO LENDÁRIO CAMPEÃO MUNDIAL

A Gordon Murray Automotive apresentou o seu superesportivo focado na pista, o T.50s Niki Lauda. Desenvolvido em paralelo com o T.50, o Niki Lauda foi concebido, projetado e fabricado para oferecer a melhor experiência de condução em circuitos.

Assim como o T.50, o Niki Lauda foi projetado e fabricado sem concessões e com uma especificação ainda mais extrema. Pesa apenas 852 kg e será propulsionado por uma versão substancialmente redesenhada do V12 de 3.9 litros projetado pela Cosworth que produz 725 cv, acelera até as 12.100 rpm e está acoplado a uma transmissão Xtrac de 6 velocidades com aletas no volante. A avançada aerodinâmica, com a ajuda de um ventilador traseiro de 400 mm, produzirá até 1.500 kg de carga aerodinâmica.

Só serão fabricados 25 exemplares e cada um deles terá um preço próximo equivalente a 24 milhões de reais ao câmbio de hoje, aos quais há que somar os pertinentes impostos.

Gordon Murray e sua equipe trabalharam muito duro no projeto da carroceria do T.50s para conseguir seus objetivos de desempenho aerodinâmico, ao mesmo tempo que foram mantidas as proporções equilibradas e clássicas do T.50.

As espetaculares características aerodinâmicas do T.50s Niki Lauda revelam instantaneamente seu potencial e desempenho. Uma aleta central projetada para melhorar a estabilidade apresenta o logotipo Niki Lauda. Na parte traseira, se conserva o distintivo ventilador de 400 mm do T.50, acompanhado de um difusor ainda maior e um novo aerofólio. A grade traseira conta com uma insignia T.50s e uma inscrição ‘Fancar’.

O motor V12 de 3.9 litros projetado pela Cosworth é uma versão completamente diferente do motor que impulsiona o T.50. Inclusive é mais potente e também acelera mais rápido, entregando 725 cv a 11.500 rpm, no caminho a um limite de rotações de 12.100 rpm. O torque máximo é de 485 Nm e chega a 9.000 rpm. Um sistema de escape direto de novo desenvolvimento, feito na medida, também leva o som do motor a um novo nível.

O T.50s Niki Lauda está construído sobre um monocasco leve de fibra de carbono desenvolvido especificamente. Os painéis exteriores da carroceria, todos exclusivos do T.50s, também são feitos de fibra de carbono. Os vidros e as telas utilizam um envidraçamento que reduziu ainda mais o peso em relação à especificação do automóvel de estrada. Como parte do pacote Trackspeed, o chassi do modelo pode ser ajustado para encontrar a configuração ideal.

Para frear este monstro se utiliza um sistema composto por discos cerâmicos de carbono Brembo (370 mm x 34 mm na dianteira e 340 mm x 34 mm na traseira), com pinças dianteiras de seis pistões e pinças traseiras de quatro pistões. O sistema de frenagem e a aerodinâmica se combinam para produzir uma incrível desaceleração de 3.5 G.

O T.50s calça rodas forjadas de magnésio de 18 polegadas, únicas e excepcionalmente leves, que pesam menos de 6 kg por unidade, com cubos muito leves estilo Fórmula Um e bloqueio central. As rodas equipam pneus Michelin aptos somente para circuito. As portas diédricas se levantam para revelar um habitáculo que conserva a posição de banco central que proporciona ao condutor uma visão sem obstáculos da pista.

O T.50s é um modelo de dois lugares com um banco de passageiro fixo à esquerda do condutor, completo com um cinto de quatro pontos. No lugar do banco da direita há um sistema de extinção de incêndios. Ocupando o espaço que antes ocupava o espaço para os pés do passageiro há um painel de comutação vertical similar ao que se encontrava no lendário McLaren F1 GTR.

O volante retangular de fibra de carbono é uma lição de simplicidade, com apenas controles chave que o condutor necessita. Para evitar distrações desnecessárias, o T.50s conta com uma única tela digital. Ela mostra dados essenciais do veículo e do motor, assim como informação aerodinâmica, o indicador de mudança de marcha, telemetria, tempo de volta, pressão/temperatura dos pneus, forças G e muito mais.

Cada uma das 25 unidades será única, tanto em termos de configuração como na escolha de cores e decoração.

Confira as Fotos