26/06/2020 - HONDA CIVIC SEDAN FOI ELIMINADO DA LINHA NO JAPÃO

Que um grande número de usuários opte pelos modelos de estilo SUV e crossover não é nenhum mistério, nem tampouco nenhuma novidade, pois esta tendência vai marcando o ritmo do mercado global há vários anos. O que chama a atenção é que a demanda por este tipo de veículos não tenha estabilizado e continue aumentando em praticamente todos os segmentos e mercados.

Evidentemente, isto continua sendo um problema para os diferentes modelos de estilo tradicional, como é o caso dos hatchbacks e os sedans, que a cada dia perdem mais clientes em favor dos novos modelos de carroceria elevada, que ainda aumentam progressivamente a oferta. Não foram poucos os modelos que sucumbiram diante desta tendência do mercado, de modo que não foi surpresa saber que a Honda decidiu eliminar o Civic Sedan da linha em seu mercado natal.

O Honda Civic é um dos modelos mais vendidos da marca japonesa e um dos modelos do segmento C mais reputados e populares do mundo. Ele sempre esteve disponível em diversas versões de carrocerias, tanto hatchback como sedan, além de algumas versões coupe de 2 portas.

O Civic Sedan é um dos modelos mais bem valorizados do seu segmento e embora já não seja o ‘best seller’ que era antes em alguns países, continua defendendo-se bem em mercados como os Estados Unidos. Por outro lado, o Civic Hatchback faz mais sucesso na Europa. Ainda assim é uma surpresa que a marca tenha sido obrigada a eliminar o Civic Sedan em seu mercado natal. O motivo não é outro que sua baixíssima cifra de vendas. Em 2019 foram comercializados somente 1.619 exemplares do Civic Sedan no Japão, o que significa uma piada em comparação com o kei-car mais vendido nesse mesmo mercado, que supera as 250.000 unidades anuais.

Por enquanto a linha Civic não sofrerá mudanças tão radicais em outros mercados, já que se espera la chegada de uma nova geração, da qual já mostramos inclusive as primeiras fotos flagrantes da futura versão Type-R. De modo que parece que o futuro do modelo está assegurado, pelo menos por enquanto.

Confira as Fotos