04/03/2021 - HYUNDAI HCD-6 CONCEPT: UM CURIOSO ROADSTER QUE NUNCA CHEGOU A SE TORNAR REALIDADE

No mês de fevereiro de 2001, portanto já há duas décadas, a Hyundai aproveitou o Salão de Chicago para apresentar um interessante protótipo roadster de dois lugares, chamado Hyundai HCD-6 Concept, que depois foi mostrado também na Europa, no Salão de Genebra do mesmo ano.

A própria marca definiu este protótipo projetado na Califórnia como um “acessível carro exótico”, e os responsáveis da empresa asseguravam que este concept era um adiantamento do que estava por vir na marca em termos de modelos esportivos, embora desde o início ele não fosse destinado à produção.

Destacava-se por muitos detalhes específicos, como para-choques dianteiro e traseiro flutuantes, fabricados em fibra de carbono, faróis ‘prismáticos’ capazes de girar junto com as rodas, uma tampa transparente para o motor, rodas de liga leve de 18 polegadas com desenho inspirado em uma hélice e calçadas com pneus ‘run flat’ em medidas 245/45 R18, e uma saída de escape dupla e central, montada em uma posição elevada e rodeada por um protetor cerâmico. 

A pintura escolhida para o HCD-6, denominada Mysteria, combinava os tons verde azulado e um roxo escuro (sua cor muda em função do ponto de vista), e foi criada utilizando pigmentos experimentais, fornecidos pela DuPont. 

De acordo com Dragan Vukadinovic, designer da Hyundai, toda a lateral do carro servia como uma tomada de ar para o motor, graças à esculpida entrada, que aproveitava o turbulento ar dos arcos de roda para refrigerar o motor.

E falando do propulsor, atrás dos ocupantes se escondia um bloco V6 de 2.7 litros aspirado, na época utilizado no Hyundai Santa Fe (e depois no Hyundai Coupe), embora convenientemente modificado e associado a uma transmissão manual de 6 velocidades, mas a cifra de potência concreta não chegou a ser anunciada.

O habitáculo, por sua vez, chamava a atenção por um desenho bastante futurista para a época, com alguns estofamentos de couro e tecido, detalhes metálicos e molduras sintéticas, além de um volante com um único raio, um grande tacômetro central analógico e um console central estilo flutuante com dois grandes botões de comando, dedicados ao sistema de áudio (CD/MP3) e à climatização.

Confira as Fotos