21/10/2020 - HYUNDAI i20 N: ENTRA EM CENA COM 204 CV O RIVAL DOS FORD FIESTA ST E VOLKSWAGEN POLO GTI

Ele já era esperado com muita ansiedade na Europa. Trata-se do Hyundai i20 N 2021, que promete emoções fortes atrás do volante graças à sua inspiração no modelo que compete no WRC. Rival de modelos como o Fiesta ST e o Polo GTI, chegará ao mercado europeu no segundo trimestre exibindo um exterior realmente esportivo.

Estreia no popular tom ‘Performance Blue’ da marca e se distingue por seus afilados ângulos, seu musculoso para-choque e por contar com rodas de alumínio de 18 polegadas. Também há uma entrada de ar adicional no para-choque dianteiro, um enorme aerofólio na traseira e uma grade renovada com o logotipo N.

A lista de novidades se completa com as lanternas traseiras redesenhadas, um para-choque traseiro com sutis mudanças e um difusor também renovado, além de uma luz antineblina traseira triangular. As saias laterais são exclusivas do modelo e estão disponíveis um total de 7 cores exteriores para a carroceria.

Não menos interessante é o interior, onde o Hyundai i20 N conta com um estofamento preto com detalhes em ‘Performance Blue’, bancos esportivos com apoios de cabeça integrados, volante esportivo, pedais de metal, gráficos exclusivos no quadro de instrumentos e uma alavanca de câmbios específica.

Debaixo do capô encontra-se o conhecido motor GDi turbo de 1.6 litros, acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades que envia a força ao eixo dianteiro. Desenvolve uma potência total de 204 cv entre 5.500 e 6.000 rpm, ao mesmo tempo que o torque máximo de 275 Nm é entregue entre 1.750 e 4.500 giros.

O melhor do conjunto é que pesa somente 1.190 quilos, o mesmo peso do modelo WRC, o que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em respeitáveis 6.7 segundos e alcançar os 230 km/h de velocidade máxima. Adicionalmente, é oferecido o ‘N Corner Carving Differential’, um diferencial LSD mecânico.

Finalizam o conjunto o Launch Control de série e, é claro, uma grande quantidade de modos de condução: Normal, Eco, Sport, N e N Custom, o que permite ajustar diversos parâmetros do veículo.

Tampouco faltam melhorias a nível técnico. A Hyundai reforçou o chassi em 12 pontos e a suspensão, contando agora com novas molas e amortecedores, uma nova geometria e uma nova barra estabilizadora. O equipamento de freios também é superior, com pinças de 320 mm de diâmetro no eixo dianteiro.

Em termos de assistências à condução e de segurança, o Hyundai i20 N inclui todas as novidades da linha i20, enquadradas dentro do Hyundai SmartSense. Ainda acrescenta um sistema de dados de condução esportiva que armazena e mostra informações para melhorar as habilidades do condutor ao volante.

Confira as Fotos