01/08/2020 - IZERA: UMA NOVA MARCA DE CARROS ELÉTRICOS DA POLÔNIA APRESENTA DOIS CONCEPTS

O papel da Polônia na indústria automobilística sempre foi bastante irrelevante, com apenas um par de nomes conhecidos como FSO e Fiat Polski representando o país ao longo de sua história. No entanto, como já vimos em mais de uma ocasião, a mobilidade elétrica está sendo uma porta de entrada muito boa para novos fabricantes, inclusive de origem polaca.

Este é o caso da ElectroMobility Poland (EMP), um novo fabricante que volta a colocar a Polônia no mapa da indústria automobilística com sua nova marca de carros elétricos Izera, que apresentou seus dois primeiros protótipos que prometem surpreender por design e preço.

Na verdade, trata-se de um SUV e um hatchback compacto, com um moderno design com a assinatura do estúdio italiano Torino Design, que também já trabalhou para grandes marcas como McLaren e BMW. O resultado é um aspecto dos mais expressivos, tanto por fora, como por dentro, onde bons acabamentos se combinam com duas grandes telas sobre o painel, um pouco ao estilo de um Mercedes-Benz. Não faltarão tampouco uma grande quantidade de sistemas de assistência à condução para estar atualizado.

Mas este modelo não só pretende conquistar a Europa por sua estética, mas também por seu preço. A EMP promete oferecer um elétrico capaz de entregar uma autonomia de 400 km e uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos com um preço muito acessível, embora tenha que se ver se é suficiente para competir com as diversas propostas chinesas que também oferecerão um preço competitivo.

Os primeiros modelos ainda irão demorar um pouco para chegar, já que as primeiras entregas estão previstas para 2023, e inicialmente somente na Polônia. É preciso esperar para ver quando chegarão ao resto do mercado europeu.

Confira as Fotos