23/02/2021 - KARMA APRESENTA O GS-6, SEU NOVO ELÉTRICO DE AUTONOMIA ESTENDIDA

O projeto Karma Automotive teve que sofrer uma transformação radical para poder sobreviver e esta apresentação é o melhor exemplo disso, pois depois de vários meses de silêncio surge o primeiro modelo desta nova fase da empresa californiana, o novo Karma GS-6.

Aqueles que acompanham nosso site não precisam de muitas explicações e reconhecem o modelo de imediato, pois uma só olhada nas imagens do modelo é mais que suficiente para descobrir que realmente se trata do mesmo Karma Revero GT que foi apresentado oficialmente em abril de 2019. O novo modelo em princípio só se diferencia deste último em um detalhe, sua denominação.

Há vários meses foi anunciado o novo sistema de nomenclaturas da marca, que utilizará um sistema alfanumérico que distingue o segmento ao qual será dirigido e sua configuração mecânica. No caso do novo Karma GS-6 surge um esquema mecânico elétrico de autonomia estendida, de modo que segue contando com um motor a combustão interna destinado a alimentar as baterias quando estas se esgotam. As versões 100% elétricas da marca acrescentarão a letra minúscula ‘e’ à sua denominação, como é o caso do futuro Karma GSe-6, que não é senão a versão de produção definitiva do Karma Revero GTE que foi revelado no início do ano passado.

De modo que o novo Karma GS-6 não deixa de ser uma mudança de denominação de um modelo que já conhecíamos há bastante tempo e que precisamente já utilizou até quatro nomes diferentes nos últimos anos. Ele nasceu originalmente como Fisker Karma em 2011, mas após a bancarrota da empresa fundada por Henrik Fisker, ela passou às mãos do Wanxiang Group, que teve que rebatizar a empresa como Karma Automotive e ao modelo como Karma Revero. Após uma primeira atualização ele passou a denominar-se Karma Revero GT em 2019, modelo que de novo muda de nome para passar a ser finalmente o Karma GS-6. Não lembramos de nenhum outro modelo que tenha sofrido tantas mudanças de denominação em tão pouco tempo e, além disso, pelo mesmo fabricante.

O novo Karma GS-6 estará disponível em 3 níveis de equipamento: Standard, Luxury e Sport, e contará com uma linha similar à anunciada para o anterior Revero GT, mas curiosamente por um preço notavelmente inferior, pois a Karma confirmou um preço base de 83.900 dólares para a versão de acesso, em lugar dos 144.800 dólares anunciados para o Revero GT modelo 2020.

Ainda não sabemos se esta queda de preço significará que a versão GS-6 Standard terá um equipamento muito básico, mas a verdade é que o modelo contará com elementos de primeiro nível. No exterior terá rodas de 21 e 22 polegadas com freios Brembo e no interior podemos destacar os acabamentos de couro natural e as inserções de madeira real e fibra de carbono, além do novo sistema de infotainment com tela de 10.2 polegadas compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay e os inúmeros sistemas de assistência e segurança, como o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, várias câmeras ao redor do veículo e o sistema de frenagem automática de emergência.

A nível técnico vamos encontrar o mesmo esquema de chassi e mecânica que foi anunciado para o Karma Revero GT, o que significa que o novo GS-6 é 150 kg mais leve que o Fisker Karma original e, além disso, conta com maior desempenho graças ao seu novo motor de 3 cilindros de origem BMW. Este motor é o mesmo que era utilizado no BMW i8, mas neste caso é usado exclusivamente como gerador, já que as rodas traseiras são impulsionadas por dois novos motores elétricos que entregam 542 cv (535 hp) e 746 Nm de torque máximo, em lugar dos 409 cv (403 hp) do Karma Revero original. O desempenho oficial do novo elétrico de autonomia estendida anuncia uma capacidade de aceleração de 0 a 96 km/h (0-60 mph) em 4.5 segundos, quase 1 segundo a menos que seu antecessor.

Confira as Fotos