31/03/2021 - KIA EV6 GT: MAIS DINÂMICO E COM MELHOR DESEMPENHO

O novo KIA EV6 foi apresentado há apenas duas semanas e hoje conhecemos mais detalhes do modelo. Entre eles se encontra o KIA EV6 GT, a versão mais potente, dinâmica e de maior desempenho da linha. Equipa dois motores elétricos, uma bateria de grande capacidade e um sistema de tração nas quatro rodas. Tudo isso se combina com as características de segurança e tecnologia presentes em toda a linha.

Projetado sob a nova filosofia da marca, ‘Opostos Unidos’, o EV6 GT está baseado na plataforma e-GMP do Grupo Hyundai. Compartilha medidas com o resto da linha, embora seja 10 mm mais largo que o modelo base e 5 mm que a versão GT-Line. Também oferece um porta-malas de 520 litros e um segundo porta-malas dianteiro de 20 litros.

Em termos de design há algumas diferenças importantes com relação ao resto da linha. O novo KIA EV6 GT apresenta a grade ‘Tiger Nose’ redesenhada, luzes diurnas que incluem um padrão de luz dinâmico e uma grande entrada de ar na parte inferior que amplia visualmente a largura do veículo. A partir da lateral se apreciam as rodas específicas em desenho de cinco raios e os enormes discos de freio que respondem a seu desempenho incrementado. A traseira exibe um para-choque ligeiramente modificado com um difusor específico na parte inferior.

No interior, as mudanças são menos visíveis, mas estão presentes, como os bancos do tipo bucket e o volante que agora integra o botão GT específico. A tela curva segue presente para o quadro de instrumentos digital e para o sistema de infotainment, ambos de 12 polegadas. “As pessoas primeiro se sentem atraídas pelo exterior dos carros, mas no final se encantam com o interior, onde passam a maior parte do tempo”, explica Jochen Paesen, VP de design de interiores da KIA.

No entanto, a grande diferença surge na parte mecânica. O EV6 GT está equipado com dois motores elétricos que geram 430 kW (585 cv) de potência e um torque máximo de 740 Nm. Os motores estão conectados cada um a um eixo e criam um sistema de tração total que contribui para melhorar a performance do GT. Assim, consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 3.5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 260 km/h (ainda sem homologação). Também inclui um diferencial eletrônico de deslizamento limitado que melhora o desempenho e a esportividade ao volante.

A bateria é uma unidade de íons de lítio de 77.4 kWh, mas a KIA não revelou a autonomia total da versão GT. O que sabemos é que admite uma tensão de carga de 800 V ou 400 V sem a necessidade de adaptadores. Em 18 minutos se pode passar de 10% a 80% do nível de carga e em menos de 4.5 minutos se adicionam 100 km de autonomia. Também inclui avançados sistemas de recuperação de energia, como a frenagem regenerativa inteligente com até seis níveis de recuperação diferentes.

A nível tecnológico surgem elementos destacados como o Head-Up Display com realidade aumentada, o sistema de som Meridian com 14 alto-falantes e uma completa dotação de sistemas de segurança e assistentes à condução. Dentro deste pacote se inclui o sistema de saída segura, o assistente de manutenção de faixa e o assistente de condução em autopista. E para tornar mais confortável o uso diário do KIA EV6 GT, também foi incorporado o assistente inteligente de estacionamento remoto.

Confira as Fotos