14/07/2020 - KIA XCEED PLUG-IN HYBRID: CHEGA À EUROPA A VERSÃO MAIS EFICIENTE DA LINHA

Há um ano, o KIA XCeed foi oficialmente revelado na Europa como a versão de estilo crossover do novo KIA Ceed. A resposta do mercado foi mais que aceitável, e se espera que a demanda continue crescendo com a chegada do KIA XCeed Plug-in Hybrid. Esta variante PHEV se posiciona como a mais eficiente dentro da linha e já está à venda no Velho Continente.

Embora a nível de design não haja mudanças em comparação com o XCeed de motor térmico tradicional (apenas alguns logotipos específicos e uma segunda tampa que cobre o ponto de recarga elétrico da bateria), debaixo de sua carroceria se esconde um completo sistema de propulsão híbrido plug-in composto por um motor a gasolina, um segundo bloco elétrico e uma bateria de polímero de lítio localizada no piso do veículo.

Este sistema de propulsão inclui um motor a gasolina 1.6 GDi com uma potência de 105 cv, que se associa a um propulsor elétrico de 44.5 kW (60.5 cv) que é, por sua vez, alimentado por uma bateria de polímero de lítio de 8.9 kWh. Esta bateria lhe dá, com base no novo ciclo de homologações WLTP, uma autonomia em modo elétrico de 48 quilômetros, que pode rodar a velocidades de até 120 km/h.

O sistema de propulsão tem uma potência combinada de 141 cv e um torque máximo de 265 Nm. O motor a gasolina, ao mesmo tempo, está associado a uma transmissão automática DCT de dupla embreagem e seis velocidades.

Também inclui diferentes tecnologias específicas, como a frenagem regenerativa e a recuperação de energia através da inércia, o que permite aumentar a autonomia. Por outro lado, a bateria pode ser carregada por completo mediante um carregador Modo 2 (Menneke) de 3.3 kW em 2 horas e 15 minutos. Registra um consumo médio homologado de 58.8/71.4 km/l e emissões de 31-28 g/km de CO2.

A linha de acabamentos do novo KIA XCeed Plug-in Hybrid se configura em três níveis diferentes - todos eles recebem a letra ‘e’ no início como um aceno ao seu sistema híbrido plug-in. Assim fica estruturada a linha de acabamentos:

O primeiro é o acabamento eDrive, que inclui elementos como o freio de estacionamento eléctrico; as rodas de liga leve de 16 polegadas; ajuda na partida em rampas; controle de pressão dos pneus; assistente de manutenção de faixa; detector de fadiga; alerta de colisão frontal; assistente de luzes de estrada; faróis de LED; retrovisores externos dobráveis; painel de instrumentos Supervision de 4.2 polegadas; sistema multimídia com tela táctil de 8.0 polegadas; Apple CarPlay e Android Auto; controle de cruzeiro; acesso e partida sem chave; vidros elétricos; sensores de estacionamento traseiros; climatizador bizona e carregador USB.

O seguinte é o acabamento eTech, que soma as rodas de liga leve de 18 polegadas; Navegador UVO Connect com câmera de visão traseira; serviços de conectividade TomTom e carregador sem fios para dispositivos móveis.

Por último, o acabamento eMotion soma sobre os outros dois o sistema de detecção de ângulo morto; reconhecimento de sinais de trânsito; teto panorâmico; retrovisores externos na cor preto; vidros escurecidos; pedais esportivos; rede no porta-malas; sensores de estacionamento dianteiro e sistema de assistência ao estacionamento.

Há ainda o denominado Pack Premium opcional, disponível para o acabamento eMotion, que soma o sistema de assistência de frenagem de emergência com reconhecimento de pedestres; controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go; assistência para manutenção de faixa com tráfego intenso; estofamento Emotion; volante aquecido; banco do condutor regulável eletricamente com função de memória; bancos dianteiros e traseiros aquecidos, bancos dianteiros ventilados e tampa traseira mãos livres.

Confira as Fotos